anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 16 de agosto de 2022

São Gabriel sedia entrega de exemplares do MS Alfabetiza para municípios da região Norte

A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
29/03/2022 às 16:48
da Assessoria
(da Assessoria da Prefeitura)

A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, na manhã desta terça-feira (29), mais uma entrega de exemplares da Coletânea MS Alfabetiza do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. O evento, que aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, reuniu representantes dos municípios de Sonora, Costa Rica, Rio Verde de Mato Grosso, Figueirão, Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Negro e Coxim.

O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado, é uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul. Dentre os eixos do Programa está a oferta do Material Didático Complementar, que está sendo entregue neste mês de março, para todas as Secretarias de Educação dos municípios do MS.

A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, para os regentes das respectivas turmas também serão entregues o Livro do Professor. Ao todo, serão distribuídos no Estado aproximadamente 84 mil livros para os estudantes da rede pública e 3.400 livros do professor. São Gabriel do Oeste recebeu 1.067 exemplares durante a solenidade.

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e coordenadores municipais do Programa MS Alfabetiza; entre as autoridades que acompanharam a cerimônia destacam-se o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni e a secretária de Educação, Danielle Emiliani (anfitriões do evento), o prefeito de Rio Negro, Cleidimar Camargo, o vice-prefeito de Figueirão, Jorge Mortari, a vereadora Kalícia de Brito, a coordenadora da Formação Continuada (Cfor) do Estado, Alessandra Beker e a secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta.

Em sua fala, a secretária Danielle agradeceu a parceria do Governo do Estado na construção de políticas públicas com foco no fortalecimento do aprendizado na alfabetização infantil. “Sabemos o quanto é importante a contribuição do MS Alfabetiza para o desenvolvimento das habilidades das nossas crianças; como é bom podermos contar com mais esta ferramenta, este apoio da SED na promoção do ensino e aprendizado na alfabetização, principalmente depois destes dois anos de pandemia. A palavra do dia é gratidão”, destacou.

O prefeito Jeferson também aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria entre município e Estado, que por meio de ações conjuntas vem trabalhando pela construção de uma Educação com cada vez mais qualidade. “Investir em educação é investir no futuro”, enfatizou, “hoje recebemos com alegria a visita da nossa secretária de Educação do Estado, Maria Cecília, que também foi minha professora, trazendo mais este benefício para a nossa cidade. O momento não é apenas para agradecer, mas também para parabenizar pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em regime de colaboração, fortalecendo ainda mais o processo educacional no MS”, finalizou.

Ao final do evento, representantes dos municípios receberam os kits destinados para suas cidades.

Eixos

O Programa MS Alfabetiza contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.

Investimento

O Programa é responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Continue lendo