anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 16 de agosto de 2022

Inmet emite alerta de tempo seco em 31 cidades de MS

Alerta meteorológico também se estende para outros estados da região Centro-Oeste do país.
11/07/2022 às 08:39
Campo Grande News, Adriano Fernandes
(do Idest- arquivo )

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% em grande parte da região Centro-Oeste do país, incluindo 31 municípios de Mato Grosso do Sul.

No Estado, o aviso vale para Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul e Corumbá.

Também estão sob alerta de umidade, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

O alerta climático é resultado de uma massa continental de ar seco, que atua bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral, sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e áreas de Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia. 

"O inverno começou há menos de um mês e vai até setembro, com essa massa de ar seco dominando a maior parte do tempo. A gente vai ver cada vez mais o agravamento da umidade, que, em agosto, deve começar a registrar índices abaixo de 10%, o que já é considerado uma situação de emergência", disse Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

Diante desse panorama, a orientação do instituto é para que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico e exposição ao sol, nas horas mais secas e quentes do dia.

Continue lendo