Agems realiza em junho o plantio de 123 Ipês no Parque dos Poderes
A quantidade de mudas está relacionada ao próximo aniversário de Campo Grande, sendo dessas 45 da cor amarela em alusão ao aniversário do Estado do Mato Grosso do Sul.
da Redação, Bruna Aquino

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, a Agems, vai realizar o plantio de 123 mudas de Ipês, no dia 4, no Parque dos Poderes.
Essa é uma ação de Educação Ambiental do Governo do Estado com órgãos e concessionárias parceiras. A quantidade de mudas, 123, está relacionada ao próximo aniversário de Campo Grande, sendo dessas 45 da cor amarela em alusão ao aniversário do Estado do Mato Grosso do Sul. O plantio dos Ipês construirá um arco nas avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, ao lado do prédio da Secretaria de Educação.
Para o diretor-presidente da Agência, o evento será muito importante porque a Agems tem essa preocupação com o meio ambiente e investe na educação ambiental para essa e as próximas gerações.
“Serão crianças que farão esse plantio, para que a gente possa preservar a natureza e comemorar o Dia do Meio Ambiente. Temos que ter o cuidado e a sensibilidade com a natureza e a AGEMS tem essa preocupação com o nosso Estado", afirma Assis.
Origem
O Ipê é a árvore símbolo do Estado sul-mato-grossense por meio da lei 5.228, de 16 de junho de 2018. É a árvore mais encontrada nas ruas e que na sua estação traz ainda mais beleza e encanta a população. A espécie tem origem da língua indígena tupi e significa casca dura, também conhecida como pau d’arco, já que antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.
A história do Ipê deu a ideia para que o plantio dos Ipês amarelos, roxos, rosas e brancos, seja realizado no formato de um arco.
Agems presente na vida do cidadão
Em entrevista, Carlos Alberto destacou o avanço e o excelente serviço da Agência Reguladora para os prestadores de serviços e a população.
O diretor-presidente contextualizou o processo de transformação da Agência no primeiro ano de gestão, desde a mudança de sigla até o posicionamento estratégico, com o objetivo de levar AGEMS para dentro da casa de cada cidadão sul-mato-grossense.
Com isso, ele destacou o fortalecimento dos canais de comunicação dos serviços de Saneamento, Energia e Gás, Rodovias e Transporte Intermunicipal.
O projeto Fazenda Corredor, foi um dos cases de sucesso da Agência. A produção agrícola nas faixas de domínio da MS-306 já vem produzindo ótimos resultados para entidades assistenciais de Chapadão do Sul e Costa Rica.
Orientação
No transporte intermunicipal de passageiros, Assis explicou o trabalho de orientação que a Agência realiza e o combate ao transporte clandestino.
“Nós orientamos o prestador de serviço regular, mas caso ele cometa a mesma infração é punido. Nós queremos orientar mais do que punir, porém o transporte clandestino tem que ser combatido, porque na maioria das vezes os ônibus não estão em boas condições, o motorista não é habilitado e não há horários regulares, além de competir com quem está correto e paga seus impostos normalmente. Estamos em todas as rodovias do Estado buscando coibir o transporte irregular”, finaliza.