anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 28 de maio de 2022

16º Festival América do Sul Pantanal promove aprendizado cultural através de oficinas

As inscrições poderão ser feitas através dos sites. Confira.
14/05/2022 às 10:23
da Redação, Gisele Colombo
(Divulgação )

O 16º Festival América do Sul Pantanal também é aprendizado cultural. As oficinas culturais promovidas durante o evento trazem a discussão e a troca cultural entre os povos da América do Sul. Nesta edição o público vai poder participar de oficinas sobre audiovisual, videodança, cultura Hip Hop, Imersão DRAG e vivência nas técnicas de caricatura. Acompanhe mais informações sobre as oficinas a seguir. As inscrições poderão ser feitas através dos links abaixo:

Curso de Audiovisual

Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/giB5fR1ZLPkKS6v48 

Ministrante: Marcelo Lin, Rodrigo Meireles e Marco Antônio Pereira (MG)

Sinopse: Está oficina será ministrada pela produtora ABDUÇÃO FILMES que é formada por Marcelo Lin de Belo Horizonte, Marco Antônio Pereira de Cordisburgo e Rodrigo Meireles de Conselheiro Lafaiete. Juntos participaram de vários festivais e ganharam vários prêmios como: Melhor curta do Júri Popular em Tiradentes, 5 Kikitos em Gramado, exibição na sessão oficial de Berlim (Berlinale) e receberam o Prêmio Canal Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes 2021. 

O curso pretende abordar conceitos, processos e diferentes tipos de dispositivos para a realização audiovisual. Durante os encontros formativos, vamos entender as etapas de elaboração de um roteiro, qual é o papel do diretor no cinema, como funciona o departamento de produção, O que é fotografia no audiovisual e como operar câmera e tipos de lentes, iremos entender e aprender sobre a captação e edição de áudio em um set de cinema e todas as etapas de edição de imagens e pós-produção.

Para além do entendimento prático, técnico e artístico, um dos objetivos deste curso é ampliar o entendimento e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Vamos conhecer as demandas e etapas da rotina de prestação de serviços em agências de marketing, publicidade, produtoras de vídeo clipe, produção para televisão, cinema e criação de conteúdos diversos para internet.

Com esta metodologia, construiremos um entendimento do panorama da cadeia audiovisual e assim os participantes irão vivenciar um processo de produção audiovisual completo. Da elaboração das primeiras ideias para construção do roteiro até as etapas de pré-produção, produção e finalização dos filmes.

Data de realização: 25 a 29 de maio (Aula Bônus On-line de 20 a 24 de maio; o link com a sala de aula virtual será enviado aos participantes por e-mail)

Horário: 8h às 22h

Carga Horária: 40h

Local: Moinho Cultural

Número de Vagas: 15 

Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.

Material do Aluno: Bloco e caneta para anotação, garrafinha para água e lanche.

Mais informações: whatsapp 6799253-5955 - Lidiane Lima 

Oficina “CorpoMobile”

Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/g7hJ8HSnbLCHewR66 

Ministrante: Adovale Dias (PE)

Sinopse: A oficina é uma proposta transdisciplinar entre audiovisual e dança idealizada pela artista pernambucana Adovale Dias com o intuito de instruir, difundir e preparar novos realizadores na linguagem da videodança utilizando o celular como plataforma de captação de imagem e edição.

Data de realização: 25 a 28 de maio

Horário: 18 às 21h

Carga Horária: 12h

Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 - Centro)

Número de Vagas: 30  

Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.

Material do Aluno: Levar um celular ou tablet

Mais informações: whatsapp 6799253-5955 - Lidiane Lima

Oficina de MCs 360°

Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/MK83oqAKVh9nPQzZ7 

Ministrante: Arkano (SP)

Sinopse: A oficina é ministrada pelo rapper Arkano que atua na cultura Hip Hop a mais de 20 anos, desenvolvendo múltiplas funções como a de mc, arte educador, empreendedor, roteirista, beatmaker, produtor e gestor cultural. A oficina tem como objetivo compartilhar experiências, vivências e saberes com os artistas de Hip Hop, que buscam ter mais conhecimento sobre gestão de carreira, estratégias para a captação de recursos, empreendedorismo cultural, economia criativa, produção e gestão cultural.

Data de realização: 25 a 27 de maio

Horário: das 18h às 22h

Carga Horária: 14h

Local: Praça Ceu (Rua Mal. Deodoro, 2185 - Popular Nova)

Número de Vagas: 25

Público Alvo: a partir de 14 anos

Material do Aluno: bloco de papel e caneta para anotações

Mais informações: whatsapp 6799253-5955 - Lidiane Lima

Imersão DRAG com Sheyla Müller

Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/q1SPtxRPPnokMaWP7 

Ministrante: Sheyla Müller (SP)

Sinopse: Em 2010, o ator e palhaço Zecarlos Gomes, com sua persona drag Sheyla Müller, criou o Drag Queen Curso (DQC), uma vivência que estimula os participantes na criação de suas próprias divas através do teatro, dança e maquiagem, discutindo e refletindo sobre a heteronormatividade tóxica e suas consequências, promovendo o despertar individual da arte drag queen. Um processo de afeto e reconhecimento de si, para todes!

Data de realização: 25 e 26 de maio

Horário: das 18h às 22h

Carga Horária: 8h

Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 - Centro)

Número de Vagas: 15

Público Alvo: a partir de 18 anos

Material do Aluno: será fornecido pelo evento

Mais informações: whatsapp 67 99677-0172 Márcio Kalango ou 6799253-5955 - Lidiane Lima

Troca de experiência em videodança

Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/4rED6dSUn2FZGZ9n7 

Ministrante: Maria Eugenia (SP)

Sinopse: Maria Eugênia, artista dança de SP, enfrentou o período de confinamento pandêmico produzindo lives, registros de dança e videodança, tendo como cenário o sertão pernambucano. Fazendo, Maria Eugenia desenvolveu modos e olhares que resultaram em conteúdos que hoje compõem o feed das suas redes sociais.

Assim, a artista traz para Corumbá uma proposta de troca de experiências na produção de conteúdos de audiovisual que utilizará do cenário do Rio Paraguai como parte dos estudos da relação corpo-câmera e videodança.

Data de realização: 29 de maio

Horário: 14h

Carga Horária: 4 horas

Local: Moinho Cultural

Número de Vagas: 20 

Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.

Material do Aluno: Levar qualquer dispositivo de gravação de vídeo e qualquer equipamento de apoio a gravação que tiver (tripé, monopé ou estabilizadores)

Dúvidas e informações: nucleodedancafcms@gmail.com - Franciella Cavalheri

Palestra e vivência: Ícones 100 ANOS de 1922

  • Inscrição no local 15 min antes do evento  

Ministrante: Luiz Carlos Fernandes (SP)

Local: auditório do IFMS, Campus Corumbá (Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, 941)

Horário: 18h30

Classificação: livre

Duração: 80 minutos   

Sinopse: No auditório do campus o premiado artista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival um bate papo com entrada livre onde o mesmo falará sobre suas experiências em jornais e como ilustrador de livros didáticos, também como escultor, o que ele pensa sobre a arte e proporcionará uma vivência nas técnicas de caricatura e seus processos artísticos.