anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 25 de junho de 2022

São Gabriel: Vacina Meningocócica C é oferecida para crianças até 10 anos e profissionais da saúde

Vacina está disponível nas Unidades de Saúde do município.
20/06/2022 às 14:54
da Assessoria
(Divulgação Assessoria da Prefeitura )

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estendeu temporariamente, até fevereiro de 2023, a oferta da vacina meningocócica C para crianças não vacinadas entre 5 e 10 anos e para trabalhadores da saúde, independentemente da idade. Atualmente, o imunizante está disponível na rotina para menores de 5 anos.

De acordo com o informado pela Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste, o objetivo da medida é “proteger estes grupos e evitar surtos da doença causados por este sorogrupo, considerando as baixas coberturas vacinais em crianças, além de otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses”.

Como forma de prevenção, o Sistema Único de Saúde já disponibiliza, no calendário básico de imunização, vacinas que protegem contra vários agentes causadores da doença. Para receber a dose da meningocócica C basta procurar uma das Unidades de Saúde da cidade, portando os documentos pessoais e o cartão do SUS.

A meningite é uma doença caracterizada por um processo inflamatório nas membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Esquema vacinal

A vacina meningocócica C (Conjugada) já é recomendada para crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. A ação de vacinação que acontece agora, tem como foco principal, as crianças que não completaram o esquema vacinal.