São Gabriel do Oeste terá novo Dia D de vacinação antirrábica neste sábado
Ação será realizada em todas as unidades de saúde do município; campanha já imunizou mais de 4 mil cães e gatos nas etapas anteriores.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (19) uma nova ação do Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A mobilização será realizada em todas as unidades de saúde do município, ampliando o acesso dos tutores à imunização e reforçando as medidas de prevenção contra a raiva.
A ação dá continuidade à campanha já realizada no município, que teve adesão da população. No último Dia D, foram imunizados 3.407 animais, sendo 2.752 cães e 655 gatos.
Vacinação também chegou à zona rural
Além das ações realizadas na área urbana, a campanha também foi levada para localidades da zona rural, como Itaqui e Patativa. Nessas regiões, 686 animais foram imunizados.
A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal e garantir que a prevenção também alcance animais de propriedades e comunidades mais afastadas.
Vacinação protege animais e população
A raiva é uma doença infecciosa grave que pode atingir animais e seres humanos. A vacinação anual de cães e gatos é apontada como a principal forma de prevenção, contribuindo para a proteção dos animais e da população.
Para a secretária municipal de Saúde, Kátia Lira Adono, a vacinação representa uma medida de proteção coletiva.
“Estamos falando de uma doença extremamente grave, mas que pode ser prevenida. Os resultados alcançados nas ações anteriores mostram que a população compreendeu a importância da vacinação. Agora, queremos ampliar ainda mais essa cobertura e garantir que o maior número possível de animais esteja protegido, porque cuidar dos animais também é cuidar da saúde das pessoas”, destacou.
A médica-veterinária e coordenadora de Saúde Animal, Rafaela Brunelli, também reforçou a importância da participação dos tutores.
“Foi uma mobilização muito positiva nas etapas anteriores, com uma participação expressiva da população. A vacinação anual de cães e gatos é a principal ferramenta de prevenção contra a raiva. Quanto maior a cobertura vacinal, maior é a barreira de proteção para os animais e também para toda a comunidade”, explicou.
Serviço
- Dia D de Vacinação Antirrábica
- Data: sábado, 19 de setembro
- Local: todas as unidades de saúde de São Gabriel do Oeste
A orientação é para que os responsáveis levem seus cães e gatos até a unidade de saúde mais próxima para participar da mobilização.
