anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 16 de agosto de 2022

Policiais militares participam de campanha de doação de sangue em São Gabriel do Oeste

Campanha prossegue na sexta-feira.
24/03/2022 às 17:41
do Idest, JWC
(Divulgação)

Policiais militares da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar participaram nesta quinta-feira (24), da campanha de doação de sangue e medula óssea promovida pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste em conjunto com o Hemosul, visando contribuir com a população que necessita de atendimentos médicos hospitalares.

Esteve presente acompanhando a ação a comandante da 12ª CIPM Tenente Coronel Jucilene Sales da Silva Ortale, o subcomandante da 12ª CIPM Capitão Yago Arruda Cunha e demais militares lotados nos municípios de São Gabriel do Oeste e Rio Negro.

"A iniciativa do Poder Executivo Municipal tem muita importância para a saúde da comunidade, assim como visa incentivar a população a contribuir com essa ação solidária. Sendo assim a PMMS buscou participar desse ato exemplar de solidariedade e parabeniza a iniciativa dos órgãos envolvidos", destacou em nota o comando da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Campanha

A Campanha de Doação tem como objetivo garantir o abastecimento do estoque do banco de sangue estadual, que está em situação crítica, além de realizar novos cadastros de doadores de medula. Segundo nota emitida pelo Hemocentro, o banco entrou em situação de emergência para sangues do tipo O- negativo e O+.

A coleta será feita também na sexta-feira (25) das 7h às 10h, na unidade de saúde ao lado dos Correios (Avenida Getúlio Vargas) – PSF V. Para doar, é necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).  No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml) para a realização dos testes de compatibilidade (HLA). 

Critérios para doação  

Pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos podem doar sangue. Além disso é necessário pesar mais de 55 quilos, estar com boa saúde e bem alimentado na data. Não podem doar sangue pessoas que tiverem ingerido álcool a menos de 12h, que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV ou qualquer doença sexualmente transmissível, grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente também deve aguardar seis meses para realizar a doação.  

Tempo das Vacinas 

  • Coronavac – se você tomou esta vacina deve esperar 48h para doar;
  • Pfizer, Astrazeneca e Janssen – devem esperar 7 dias para doar;
  • Gripe – se você tomou esta vacina deve esperar 48h para doar.

Continue lendo