Hemosul faz campanha de doação de sangue e medula em Coxim

Publicado em 18/06/2013 às 10:31 - do Idest, JWC - Em Saúde

Campanha de doação de sangue e medula acontece na sexta-feira (21) e sábado (22) em Coxim, das 14 às 18 horas e das 07 às 11 horas, respectivamente. A campanha é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul).

De acordo com o Hemosul, a previsão de coleta para esta campanha é de 160 bolsas de sangue e para doar os interessados devem estar munidos de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável.

Para doar, é necessário também, estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas 12 horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 quilos, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Já para a doação de medula não há estimativa total da coleta, uma vez que ao realizar a doação uma única vez, o doador fica cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para este tipo de doação também são exigidos alguns quesitos como ter entre 18 e 55 anos e boa saúde.

A doação é feita retirando-se 5 milímetros de sangue, como um exame de laboratório, e posteriormente acontece o cadastro no Redome do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula e quando constatada a compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

A campanha será realizada na Unidade Hemoterápica do município, localizada na rua Gaspar Reis Coelho, 361, bloco B, no bairro Flávio Garcia. Mais informações pelo telefone 67.3291.2906.