anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 20 de agosto de 2022

Com vacinação de 3 a 5 anos abaixo do esperado, secretarias fazem apelo

Até agora, somente 2.739 das 87 mil crianças receberam a primeira dose do imunológico.
03/08/2022 às 09:09
Campo Grande News, Karine Alencar
(Marcos Maluf/ Campo Grande News )

A inclusão do grupo de crianças de 3 a 5 anos para vacinação contra a Covid-19 com a Coronavac foi realizada há duas semanas, mas até agora somente 2.739 das 87 mil receberam a primeira dose do imunológico.

Com isso, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS) fez um apelo nesta terça-feira (02), pedindo que os pais levem os pequenos aos pontos de imunização.

"Infelizmente a população perdeu o medo da doença, e também há pessoas que acreditam nas mentiras e teorias conspiratórias sobre a imunização infantil espalhadas nas redes sociais. Ainda estamos com superlotação dos leitos pediátricos, onde a principal causa são as Síndromes Respiratórias Aguda Grave", disse a Presidente do Cosems, Maria Angélica Benetasso.

“Convocamos todos que levem as crianças e compareçam para buscarem sua dose de reforço, ainda há muitas pessoas com o esquema primário incompleto, é preciso manter os baixos níveis de circulação da doença”, intimou. 

Autorização –  No dia (15) de julho, o Ministério da Saúde liberou o uso do imunizante nessa faixa etária. A análise para o aval contou com informações submetidas pelo Instituto Butantan, com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nas crianças dessa idade.

A decisão acorreu após ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na mesma direção. 

Continue lendo