Com alta de 516% nos atendimentos, Hospital Regional de Dourados passa a integrar rede estadual de Telessaúde

Unidade será referência para teleatendimentos e suporte assistencial aos municípios da região Cone Sul, ampliando o acesso à saúde especializada.

Publicado em 23/06/2026 às 13:00 - do Idest - Em Saúde

Imagem da notícia
(Thales Areias)

Mato Grosso do Sul segue ampliando o acesso da população aos serviços de saúde por meio da tecnologia. Como parte da estratégia de expansão da Saúde Digital, o Hospital Regional da Grande Dourados (HRD) passou a integrar a Rede Estadual de Telessaúde, tornando-se referência para a oferta de teleatendimentos e suporte assistencial aos municípios da região Cone Sul.

A iniciativa foi apresentada durante o Workshop Cone Sul: Telessaúde e Telemedicina, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Saúde Digital (SSD). O encontro reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da rede assistencial dos 34 municípios da macrorregião para discutir avanços e estratégias voltadas à ampliação do acesso à saúde especializada por meio das ferramentas digitais.

Telessaúde registra crescimento acelerado no Estado

Os números apresentados durante o evento mostram a expansão dos serviços de Saúde Digital em Mato Grosso do Sul. Os atendimentos realizados por meio de teleatendimento e telemedicina passaram de 21.709 em 2022 para 112.058 em 2025, representando um crescimento de 516% no período.

Somente nos quatro primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 39.598 atendimentos, reforçando a consolidação da Telessaúde como ferramenta para ampliar o acesso aos serviços especializados, otimizar recursos e levar assistência a todas as regiões do Estado.

Imagem da notícia
(Foto: Thales Areias)

Hospital será referência para atendimento regionalizado

A integração do Hospital Regional da Grande Dourados à Rede Estadual de Telessaúde representa mais um avanço no processo de regionalização da assistência, permitindo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados sem a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência.

Entre as ações previstas estão as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa voltada à ampliação do acesso e da resolutividade da atenção especializada em Mato Grosso do Sul. O trabalho ainda está em fase de organização e implantação.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a Saúde Digital já se consolidou como uma realidade capaz de transformar o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecer a regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a transformação digital integra um processo mais amplo de reorganização da rede estadual, baseado na regionalização, integração dos serviços e incorporação tecnológica.

Integração fortalece apoio aos municípios

Além dos teleatendimentos, a estrutura vinculada ao HRD permitirá ampliar a integração entre profissionais da rede por meio de ferramentas digitais, sistemas de comunicação e compartilhamento de informações clínicas, contribuindo para a qualificação do cuidado e da tomada de decisões assistenciais.

A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, ressaltou que os serviços de teleconsulta, teleconsultoria, teleinterconsulta, telediagnóstico e teleeducação já estão consolidados como importantes instrumentos de apoio aos municípios.

Já a diretora-geral do Hospital Regional da Grande Dourados, Andréia Alcântara, afirmou que a integração à Rede Estadual de Telessaúde amplia a participação da unidade na estratégia de modernização da assistência e fortalece o atendimento regionalizado.

Imagem da notícia
(Foto: Thales Areias)

Workshop apresentou experiências e soluções digitais

Durante o workshop, os participantes acompanharam demonstrações práticas dos serviços ofertados pelo Núcleo Telessaúde MS, incluindo teleconsultoria, teleconsulta, teleinterconsulta e telediagnóstico.

A programação também contou com relatos de experiências envolvendo gestores municipais, profissionais da Atenção Primária à Saúde e usuários do SUS, evidenciando os impactos das ferramentas digitais na qualificação da assistência e na ampliação do acesso ao cuidado.

Outro tema debatido foi a transformação digital na saúde, com destaque para a interoperabilidade dos sistemas de informação, o uso estratégico das tecnologias digitais e o fortalecimento da inteligência em saúde para apoiar a tomada de decisão e aumentar a eficiência dos serviços.