Policiais penais apreendem drogas e chips escondidos em marmitas na Penitenciária de Dourados
Foram apreendidos 889 gramas de maconha, 105 comprimidos de droga sintética, 52 chips telefônicos e acessórios eletrônicos.

Policiais penais interceptaram um esquema de entrada e distribuição de drogas na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), na quinta-feira, e apreenderam 889 gramas de maconha, 105 comprimidos de droga sintética, 52 chips telefônicos e acessórios eletrônicos escondidos em marmitas. Sete presos foram identificados, isolados em cela disciplinar e deverão responder por tráfico qualificado e associação para o tráfico.
Materiais eram levados por drones
Segundo o boletim de ocorrência, a fiscalização ocorreu após a chefia de disciplina da unidade receber denúncias anônimas sobre o funcionamento da logística interna.
Os materiais entravam no presídio transportados por drones e eram lançados na área correspondente ao Raio II. Depois, detentos que trabalhavam na cozinha recolhiam os pacotes.
Os internos aproveitavam o fluxo diário de recolhimento, lavagem e devolução das marmitas entre os pavilhões e o setor de higienização para esconder os ilícitos nos recipientes e distribuí-los dentro da unidade.
Drogas foram encontradas durante inspeção
Acompanhado de outros dois servidores, o chefe de disciplina foi até a área de lavagem quando as caixas vindas do Pavilhão 02 chegaram para limpeza. Durante a inspeção dos utensílios vazios, a equipe encontrou as drogas, os chips, dois fones de ouvido, três cartões de memória e um adaptador.
Três internos envolvidos no manuseio das marmitas foram identificados. Dois deles, responsáveis por buscar e transportar as caixas entre os pavilhões e a cozinha, admitiram ter recolhido os recipientes do Pavilhão 02. Um terceiro detento, que retirava restos de comida antes da lavagem, também foi citado.
Presos responderão a procedimento disciplinar
Ao Campo Grande News, a Agepen informou que todo o material recolhido passará por perícia técnica para confirmar a composição exata da droga sintética.
De acordo com a Agepen, os sete presos identificados foram isolados em cela disciplinar e afastados dos trabalhos. Eles também responderão a Procedimento Disciplinar do Interno, além da responsabilização criminal.
O caso foi encaminhado para a Depac de Dourados e registrado como tráfico de drogas qualificado, por ter ocorrido nas dependências de um estabelecimento prisional, e associação para o tráfico.
