Homem é preso após filhos relatarem agressões, fome e abandono em Campo Grande
Prisão ocorreu na noite de domingo, no Jardim Campo Nobre; caso é investigado pela DEPCA.

Um homem de 33 anos foi preso na noite de domingo (4), no Jardim Campo Nobre, em Campo Grande, após os dois filhos, de 10 e 12 anos, relatarem agressões, abandono, fome e condições inadequadas de moradia. As crianças ficaram sob os cuidados do Conselho Tutelar (CT), e o caso será investigado pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Relatos de abandono e agressões
Conforme o boletim de ocorrência, os meninos estavam na casa de um conhecido do pai. Uma mulher que estava no imóvel relatou ter encontrado os irmãos dormindo no local e descoberto que eles não haviam comido durante todo o sábado nem no domingo. Ela e o morador prepararam comida para as crianças.
A mulher também afirmou que a situação era frequente e que costumava encontrar os dois sozinhos. Segundo os relatos, os meninos e o pai dormiam no interior de um carro, em condições inadequadas para a permanência das crianças.
Ainda de acordo com o registro, o homem chegou ao local bastante alcoolizado e ficou alterado ao perceber que outras pessoas ajudavam os filhos. Ele teria ameaçado agredi-los e dito que estavam “se metendo na vida dele”.
Crianças pediram ajuda
Os irmãos contaram que o pai bebia com frequência e que já haviam sido agredidos diversas vezes, inclusive com socos no rosto. Eles também relataram ofensas constantes, falta de comida e proibição de contato com a mãe.
Durante o atendimento, as crianças choraram e pediram ajuda para deixar a situação em que viviam. Disseram que gostariam de morar com a mãe, mas não sabiam onde ela estava e não tinham acesso ao telefone dela. Apesar dos relatos, não foram identificadas marcas aparentes de agressão.
Registro e investigação
O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Cepol (Depac Cepol) como abandono de incapaz, abandono intelectual e maus-tratos. O abandono intelectual ocorre quando o responsável deixa de garantir cuidados básicos relacionados à educação e ao desenvolvimento da criança.
Após o atendimento, os dois meninos permaneceram sob os cuidados do Conselho Tutelar, que providenciaria a entrega deles a uma pessoa responsável. O homem foi levado à delegacia e ficou à disposição das autoridades. Também foram determinadas medidas para garantir a proteção das crianças.
