Em seis minutos, assaltantes invadem joalheria e são cercados por forças de segurança em São Gabriel do Oeste
Vídeos obtidos pelo Idest mostram a chegada dos criminosos, a saída após o roubo e os instantes que antecederam a prisão dos dois executores.

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela reportagem do Idest revelam a cronologia do roubo à uma joalheria, ocorrido na manhã da última segunda-feira (20), em São Gabriel do Oeste. Os vídeos mostram a chegada dos dois criminosos ao estabelecimento, a saída após o assalto e, cerca de seis minutos depois, o momento em que eles são alcançados pelas forças de segurança durante a fuga. A rápida resposta da Polícia Militar resultou na prisão dos dois executores ainda no dia do crime, enquanto a investigação conduzida pela Polícia Civil levou, no dia seguinte, à identificação e prisão do terceiro envolvido na ação criminosa.
Câmeras registram chegada em momentos diferentes
As imagens mostram que, às 8h04min48s, o primeiro suspeito chega à joalheria e entra no estabelecimento.
Pouco mais de um minuto depois, às 8h05min56s, o segundo homem chega ao local carregando uma mochila preta nas costas e também entra na loja.
Como as câmeras registram apenas a área externa do imóvel, não há imagens do interior da joalheria nem da rendição das vítimas.
Roubo dura cerca de cinco minutos
Às 8h09min43s, os dois criminosos deixam o estabelecimento e iniciam a fuga.
Segundo a investigação, um dos suspeitos simulou interesse na compra de alianças, enquanto o comparsa anunciou o assalto utilizando um revólver calibre .32. Durante a ação, as vítimas foram obrigadas a se deitar no chão, um funcionário foi amarrado e joias e relógios foram colocados na mochila levada por um dos autores.
Vídeo registra os instantes que antecederam a prisão
Outro vídeo, gravado às 8h11, mostra os dois suspeitos subindo pela Rua São Paulo, nas proximidades de uma escola, quando já eram acompanhados pelas forças de segurança.
As imagens registram os momentos finais da fuga. Uma pessoa aparece seguindo logo atrás dos criminosos e fazendo sinais durante a movimentação. Na sequência, uma viatura da Polícia Militar chega ao local. Também aparecem uma caminhonete branca, conduzida pelo proprietário da joalheria, e um veículo de passeio preto acompanhando a ocorrência.
Conforme a investigação, durante a fuga, um dos assaltantes tentou efetuar disparos contra o filho do proprietário da joalheria em pelo menos duas ocasiões, mas a arma falhou. Na sequência da ocorrência, o suspeito também teria atirado contra policiais militares, que reagiram para conter a ameaça. Pouco depois, os dois criminosos foram cercados e presos.
Investigação revelou planejamento do crime
As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram que os dois executores vieram de Campo Grande e estavam hospedados em um imóvel no Bairro Jardim Gramado desde a semana anterior ao crime.
Segundo a apuração, o grupo pretendia fugir para uma área de mata às margens da BR-163, onde aguardaria apoio para retornar à Capital.
No dia seguinte ao assalto, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão do terceiro envolvido, de 20 anos. Conforme a investigação, ele era responsável por monitorar a movimentação das viaturas policiais e prestar apoio logístico aos executores.
A análise de imagens de videomonitoramento também apontou que o suspeito permaneceu próximo ao quartel da Polícia Militar observando a saída das equipes, enquanto um GM/Vectra prata, apontado como veículo de apoio, circulava em pontos estratégicos da cidade.
Caso foi esclarecido em menos de 48 horas
Com a prisão dos dois executores ainda na segunda-feira e a captura do terceiro suspeito na terça-feira, a atuação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil permitiu esclarecer a dinâmica do crime e identificar os principais envolvidos.
As investigações prosseguem para apurar a eventual participação de outras pessoas no planejamento, transporte, hospedagem e apoio logístico aos autores do roubo.
