Avião interceptado pela FAB pousa em área de pastagem a 65 km de São Gabriel do Oeste; PF se desloca para o local
Aeronave foi encontrada abandonada em propriedade rural próxima à MS-142; diligências continuam e, até o momento, não foram localizados tripulantes nem entorpecentes.

A aeronave interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta sexta-feira (31) realizou um pouso forçado em uma área de pastagem localizada a aproximadamente 65 quilômetros de São Gabriel do Oeste. Conforme apurou a equipe de reportagem do Idest, equipes da Polícia Federal se deslocaram até o local para reforçar as investigações, enquanto a área permanece isolada pelas forças de segurança.
Área foi preservada para perícia
Segundo a apuração da reportagem, o avião foi localizado em uma propriedade rural nas proximidades da MS-142. O acesso ao local está restrito às equipes envolvidas na operação, que mantêm a área preservada para os trabalhos periciais.
Além das equipes que já atuavam na ocorrência, policiais federais foram deslocados para assumir parte das diligências relacionadas ao caso.
Aeronave foi encontrada abandonada
Ainda conforme apurado pelo Idest, a aeronave foi encontrada abandonada e, até o momento, não foram localizados os ocupantes.
As diligências realizadas no local também não identificaram, até esta etapa da operação, a presença de entorpecentes no interior do avião. As buscas, no entanto, prosseguem para localizar os tripulantes e esclarecer as circunstâncias da ocorrência.
Interceptação foi confirmada pela FAB
Em nota encaminhada ao Idest, a Força Aérea Brasileira informou que a aeronave, oriunda do sul da Bolívia, entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, sem comunicação com os órgãos de controle de tráfego aéreo e com matrícula não identificada.
Dois caças A-29 Super Tucano, empregados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizaram as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Após o descumprimento das ordens da Defesa Aeroespacial, foi empregado o Tiro de Detenção (TDE), procedimento previsto no Decreto nº 5.144/2004 para impedir a continuidade do voo.
As investigações seguem em andamento e novas informações deverão ser divulgadas conforme o avanço das diligências realizadas pelas forças de segurança.
