Umidade relativa do ar chega a 08% em Sonora; a menor do país nesta sexta

Coxim registrou o terceiro menor índice em umidade do ar (09%) e a segunda maior temperatura do país (41,8°C).

12/09/2020 às 10:45 | do Idest, JWC

Sonora registrou ao lado de Novo Repartimento (PA), a menor umidade relativa do ar do país, ao atingir 08% nesta sexta-feira (11), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Coxim, com 09%, registrou o terceiro menor índice de umidade relativa do ar do país. A cidade também foi a segunda com a maior temperatura registrada, com 41,8°C, atrás apenas de Cuiabá (MT), que registrou 42,4°C.

Outras três cidades do Estado estão entre as 20 cidades do Brasil que registraram os menores índices de umidade relativa do ar nesta sexta, sendo Amambaí, Cassilândia e Costa Rica, ambas com 10%, na décima, décima terceira e décima quarta posição respectivamente.

Neste sábado (12), os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo dos 12% no Estado, quando o ideal é que ela varie entre 50% a 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa queda expressiva na umidade promove o ressecamento das vias aéreas e provoca o aparecimento de problemas respiratórios. O cenário acende o alerta para cuidados com a saúde que vão desde aumentar a ingestão de líquidos, buscar uma alimentação saudável, manter ambientes livres para a circulação de ar, utilizar umidificador, evitar aglomerações, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, lavar narinas e olhos com soro fisiológico, e evitar exercícios físicos durante a tarde.

Novamente será registrada uma grande amplitude térmica no Estado. A mínima será de 19°C e a máxima pode chegar aos 41°C. 

Carregando comentários...
Notícias
Variedade