São Gabriel: Assistência Social apresentará experiências em seminário internacional do Criança Feliz

Evento contará com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância.

26/11/2020 às 09:37 | do Idest, JWC

O Programa Primeira Infância – Criança Feliz de São Gabriel do Oeste foi convidado pela coordenação estadual a apresentar suas experiência exitosas, entre os dias 1º, 02 e 03 de dezembro, quando o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, promove em Brasília (DF) o III Seminário Internacional - A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades. 

O evento contará com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância, além de coordenadores estaduais e parceiros do Programa Criança Feliz (PCF), governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social.

O objetivo do seminário é propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do Criança Feliz, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais. Para isso, o evento contará com diversas mesas temáticas, que serão transmitidas ao vivo pela internet.

A secretaria de Assistência Social de São Gabriel do Oeste executa o Programa Primeira Infância há três anos e vem se destacando à nível nacional com experiências que tem servido de modelo para outros estados, principalmente agora no período de pandemia e terá suas ações conhecidas mundialmente.

A coordenadora do Programa e autora da experiência, Silvie Barreto, destaca que o Criança Feliz é o maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil do mundo, e é uma honra para a equipe receber este convite.

“É muito importante o trabalho multissetorial e a participação da sociedade para a construção de políticas públicas eficazes voltadas à primeira infância. Pensar políticas públicas vai muito além de simplesmente executar ações isoladas, precisamos mudar a vida das pessoas potencializando suas competências e tornando-as empoderadas e fortalecendo sua autonomia”, disse Silvie.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Moccelin, afirma que a primeira infância é uma fase muito importante em que a criança tem um desenvolvimento rápido e uma boa plasticidade cerebral. Então, investir na criança nesse período é uma janela de oportunidade que depois não se tem mais.

“A gente precisa entender que, se esse período for de bons estímulos, de saúde e de fortalecimento da parentalidade, a criança vai ser mais saudável, produtiva, ativa e feliz”, disse Rosane.

“Ficamos muito orgulhosos por nossas experiências simples e que tem tido muitos resultados serem reconhecidas e podendo contribuir com outros Municípios, Estados e Países. Saliento que que nosso trabalho só tem esse reconhecimento por ser executado por uma equipe tão competente, através de parceria com a Associação Restaurar sob a supervisão da Assistente Social, Solange Faccini França, que irá nos representar no evento e fará parte de uma mesa temática onde irá apresentar nossas experiências, os resultados e a importância do Programa Criança Feliz na vida das famílias atendidas em são Gabriel do Oeste”, encerrou a secretária de Assistência Social de São Gabriel do Oeste.

Leia mais: São Gabriel: Projeto da assistência ganha destaque nacional e vira referência para outros municípios

Na galeria abaixo imagens da equipe e das atividades desenvolvidas com as famílias participantes.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Variedade