Projeto Som e Movimento usa música para fortalecer vínculos e famílias em São Gabriel do Oeste

Ação é desenvolvida dentro do Programa Criança Feliz e atende cerca de 150 pessoas, entre crianças de 0 a 6 anos, gestantes e suas respectivas famílias.

22/02/2021 às 17:38 | do Idest, JWC

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Associação Restaurar, lança o Projeto Som e Movimento, com famílias do Programa Criança Feliz.

Conforme a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, a música é uma linguagem universal capaz de comunicar, expressar sentimentos e pensamentos, é um forte aliado na socialização, no fortalecimento de laços afetivos, e no desenvolvimento humano.  “A ideia do projeto é realmente utilizar a música como instrumento para fortalecer os vínculos e as famílias de São Gabriel do Oeste”, disse Rosane.

O trabalho atende 150 pessoas, entre crianças de 0 a 6 anos, gestantes e suas respectivas famílias.  “Em São Gabriel do Oeste, o programa Criança Feliz consiste em visitas às famílias dentro de suas residências, aonde as mães, os pais, aprendem a brincar, fazem dicas de higienização, tudo pra que possam se desenvolver na sua totalidade. A ideia é que as crianças voltem a brincar com aqueles brinquedos antigos, voltem a cantar músicas infantis. Realmente fortalecendo os vínculos dessas crianças”, explicou a secretária de Assistência Social.

 

Vídeo de família desenvolvendo atividades do projeto em São Gabriel do Oeste. Fonte: Assistência Social

As equipes da Associação Restaurar e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) confeccionaram uma Caixa Musical, a qual oportuniza as crianças momentos lúdicos através do desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial proporcionando pela utilização das cantigas infantis.

Através do Programa Criança Feliz, o município foi premiado no final do ano passado, no Ministério dos Direitos Humanos. ”Demonstra, realmente, a qualidade dos serviços prestados em São Gabriel”, disse Rosane.

Matéria relacionada: São Gabriel: Assistência conquista dois prêmios nacionais por boas práticas em políticas familiares

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Variedade