Defesa Civil e Inmet alertam para chuvas intensas nos municípios da região norte do Estado

A região centro-norte de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas.

05/01/2022 às 16:09 | da Redação, Mireli Obando

A região centro-norte de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são esperadas chuvas com acumulados entre 50 a 100 mm e ventos intensos que podem atingir entre 60-100 km/h, podendo provocar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é válido até amanhã (06) as 10h. 

Diante disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou alerta de SMS para os números cadastrados no 40199. Ao todo 30 municípios estão incluídos no aviso: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba , Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. 

Outros 29 municípios, incluindo a capital Campo Grande, estão sob alerta para chuvas que podem atingir acumulados de até  50 mm/dia e ventos de intensidade entre 40-60 km/h. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Variedade

O Idest utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.