São Gabriel do Oeste mantém avaliação e permanece com risco médio de contaminação da Covid-19

No norte do Estado, Camapuã, Figueirão e Paraíso das Águas saíram da bandeira laranja e foram para a bandeira amarela, ou seja, faixa de risco tolerável.

24/09/2020 às 13:58 | do Idest, JWC

O Governo do Estado atualizou, nesta quinta-feira (24), as bandeiras do grau de risco de todos os municípios do estado referentes à 38ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). São Gabriel do Oeste manteve a avaliação do último boletim permanecendo na bandeira laranja, grau médio de contaminação.

Ontem (23), a Secretaria de Saúde do município confirmou mais cinco novos casos de coronavírus. Com o registro, a cidade totaliza 920 pessoas infectadas pela Covid-19, destas, 832 já estão recuperadas. Dos 88 casos ativos no município, sete estão hospitalizados com a confirmação da doença e 81 pessoas seguem em isolamento domiciliar. O município ainda registra 11 óbitos por coronavírus.

O sexto mapa situacional, apresentado na live diária do Coronavírus, indica que 33 municípios mantiveram seu grau de risco, 31 municípios melhoraram e 15 municípios pioraram, evidenciando a necessidade de manutenção das medidas de isolamento e protocolos de biossegurança, conforme ressaltou o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel: “Observamos que a epidemia ainda está muito forte. À primeira vista, pode parecer que existe uma melhora, mas tivemos 15 municípios que pioraram seu grau de risco, por isso temos que tomar muito cuidado com as atitudes e manter um olhar atento não somente à estruturação da saúde, mas, principalmente, ao comportamento individual já amplamente divulgado”, destacou.

Os municípios que regrediram de bandeira foram: Anastácio, Anaurilândia, Antônio João, Brasilândia, Dourados, Japorã, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rochedo e Sete Quedas.

Outro ponto enfatizado pelo Secretário de Governo foi a união entre os setores para o êxito do Prosseguir: “Vale lembrar que o programa foi criado para manter o equilíbrio entre as atividades e temos obtido êxito em virtude do envolvimento de todos, incluindo o da iniciativa privada por meio do comércio e atividades empresariais. Mas precisamos persistir no cuidado individual e consciência de que o vírus ainda está aí e não temos vacina ainda. É um cuidado coletivo para o bem da nossa sociedade".

Região Norte

Na região norte do Estado os municípios de Rio Verde de Mato Grosso e Sonora, que estavam na bandeira vermelha no último boletim, passaram também para a bandeira laranja, juntando-se a São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Coxim, Alcinópolis, Bandeirantes e Rio Negro, com grau médio de contaminação.

Já Camapuã, Figueirão e Paraíso das Águas, saíram da bandeira laranja e foram para a bandeira amarela, ou seja, faixa de risco tolerável.

Sobre o Prosseguir – Programa do Governo Estadual que classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Saúde