Região norte do MS passa a ter mais municípios avaliados na bandeira laranja do Prosseguir

São Gabriel do Oeste permanece na bandeira vermelha, com isso, são mantidas as medidas já vigentes.

21/07/2021 às 14:12 | do Idest, JWC

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (21) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul no Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir). Na região norte do Estado, seis municípios estão na bandeira laranja, ou seja, grau médio de risco; e outros cinco na bandeira vermelha, com grau alto de risco.

Conforme o Governo do Estado, a atualização leva em conta os dados referentes a 28° semana epidemiológica e as recomendações são válidas para o período de 22 de julho a 04 de agosto de 2021. 

Considerando os municípios da região norte do MS, estão na bandeira vermelha, onde a recomendação é para o funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, e São Gabriel do Oeste. 

Pela classificação laranja do Prosseguir que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto. "Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”. 

Estado

Na nova classificação 32 municípios estão na bandeira vermelha, 41 na laranja, e 6 na amarela. Nenhum município foi classificado no grau de extremo risco sinalizado pela bandeira cinza.

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, o novo cenário é reflexo das diversas medidas implementadas pelo Governo do Estado aliadas ao avanço da vacinação, que já conta com 29,50% de sul-mato-grossenses com as duas doses ou dose única, conforme o vacinômetro. "O que estamos verificando neste relatório é o resultado do avanço da vacinação e das atitudes dos gestores municipais diante das orientações do Prosseguir e realidades locais", destaca. 

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Saúde

O Idest utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.