Prefeitura de São Gabriel publica decreto prorrogando medidas de isolamento social no fim de semana

O decreto tráz ainda a prorrogação até 15 de agosto, de outras medidas já adotadas anteriormente, como do prazo de suspensão das aulas presenciais nas Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

30/07/2020 às 10:21 | do Idest, JWC

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste publicou no Diário Oficial dos Municípios, desta quinta-feira (30), o decreto que prorroga medidas preventivas a serem adotadas na cidade. Segundo o decreto, com o objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus, foi determinada a paralisação de todas as atividades econômicas e sociais no período das 13 horas de sábado (01) às 05 horas da segunda-feira (03).

Devido ao número crescente da casos confirmados de coronavírus e a alta demanda de internações, o Comitê decidiu pela prorrogação do período de isolamento no próximo final de semana. Continua a liberação dos serviços de delivery de alimentação, mediante cadastro na Acisga, que poderão estar em funcionamento até a meia-noite no sábado e no domingo. Mercados e mercearias também foram autorizados e realizar o serviço de delivery, com restrição apenas para bebida alcoólica. Permanecerão fechados após às 13 horas deste sábado todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais e também os supermercados.

O toque de recolher estendido prevê também a proibição da circulação de pedestres, ciclistas e veículos nas ruas e avenidas da cidade. Poderão funcionar no período estabelecido os setores de saúde, farmácias, o Hospital Municipal, serviços de segurança, serviços funerários, clínicas veterinárias em atendimento emergencial, postos de combustíveis, hotéis, serviços de radiodifusão e comunicação, entre outros que vierem a ser definidos em ato conjunto expedido pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação Assessoria Prefeitura

O prefeito Jeferson Tomazoni explica que as decisões visam restringir ao máximo o contato entre as pessoas, reduzindo a velocidade da propagação do vírus no município. Com as restrições aos finais de semana, São Gabriel do Oeste atingiu pelo segundo domingo consecutivo o melhor índice de isolamento social do Estado, com 73,5%, segundo dados do Governo. "O número de casos continua estabilizado, não diminuiu, mas atingimos bons índices de isolamento. É importante que as pessoas continuem em casa, se programem, comprem o que precisam com antecedência para não termos problemas", disse o prefeito que também revelou que no fim de semana do Dia dos Pais, a possibilidade é de que não sejam tomadas as medidas de proibição na cidade.

"Reforçamos o pedido para que a população redobre os cuidados, temos muitas pessoas que estão ficando em estado grave. O Estado e São Gabriel do Oeste estão entre os maiores índices de contágio", disse Jeferson reforçando o aumento exponencial de casos da covid-19 na última semana especificamente no Município em aproximadamente 25%, e no Estado um aumento de 27% no número de óbitos oriundos da doença. 

O decreto tráz ainda a prorrogação até 15 de agosto, de outras medidas já adotadas anteriormente, como o toque de recolher durante a semana a partir das 20 horas, prorrogação do prazo de suspensão das aulas presenciais nas Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, dos Projetos Culturais, Esportivos e Artísticos, realizados através das entidades parceiras, bem como o prazo de suspensão de realização e apoio de eventos culturais, esportivos e artísticos, no âmbito Municipal, entre outras.

Para conferir o edital completo, com todas as determinações, clique aqui.

Números 

Até a noite desta quarta-feira (29), São Gabriel do Oeste totalizava 502 pessoas infectadas pela Covid-19. 301 pessoas já estão recuperadas, nove estão hospitalizados – cinco no Hospital Municipal da cidade e quatro em Campo Grande; 192 estão em isolamento domiciliar.

O município registra ainda quatro óbitos confirmados pela doença. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado de 31 amostras encaminhadas ao Lacen.   

Carregando comentários...
Notícias
Saúde