Novembro Azul: Saúde de São Gabriel do Oeste oferece exames de PSA para homens acima de 50 anos

Para realizar o exame, o cidadão deve procurar sua unidade de saúde nesta semana portando um documento de identificação.

18/11/2020 às 13:37 | da Assessoria

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Laboratório São Francisco, está oferecendo gratuitamente exames de PSA (que diagnostica alguns tipos de doenças), para homens a partir dos 50 anos de idade. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, que busca durante todo o mês de novembro, alertar os homens sobre a importância da prevenção e da realização de exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata.

Para realizar o exame, o cidadão deve procurar sua unidade de saúde nesta semana portando um documento de identificação. O paciente será encaminhado para um enfermeiro que realizará o agendamento imediato do teste. Casos suspeitos serão investigados e encaminhados para tratamento. Os testes são limitados.

O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, este tumor cresce muito lentamente e em grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial. Em fases mais avançadas pode manifestar-se através de sinais como a dificuldade em urinar, urina escura, dor ao ejacular e a sensação de que a bexiga está sempre cheia.

O PSA é um exame de sangue comum que avalia o hormônio Antígeno prostático específico – uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal.

Serviço 

  • Testes de PSA
  • Data: 18, 19 e 20 de novembro
  • Locais: Unidades de Saúde
  • Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Saúde