São Gabriel do Oeste recebe nova motoniveladora para auxiliar na manutenção das estradas

Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as motoniveladoras foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares.

22/02/2021 às 13:34 | da Redação, com assessorias

O prefeito municipal, Jeferson Luiz Tomazoni, acompanhado do secretário de infraestrutura e trânsito, Eris Barbosa, recebeu, nesta segunda-feira (22), uma nova motoniveladora que irá auxiliar na manutenção das estradas do município de São Gabriel do Oeste. O maquinário atende pedido do ex-secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, e foi viabilizada através de emenda parlamentar do deputado federal, Dr Luis Ovando. 

A entrega foi realizada pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, vereador Luizinho do Ferro Velho, e do secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck. Ao todo, foram repassados para Campo Grande, e também para municípios do interior, 28 motoniveladoras.  

Deputado Dr Luis Ovando com prefeito Jeferson, vereadores Fernando e Luizinho e secretário Eris. Foto: Divulgação Assessoria

"São Gabriel do Oeste foi lembrado pelo deputado federal Dr Luis Ovando, e o Governador anunciou que até o final do ano os setenta e nove municípios receberão patrulhas mecanizadas da linha amarela, composta por motoniveladora, escavadeira, caminhão e vários equipamentos que vão auxiliar a agricultura familiar dos municípios e a manutenção de estradas. E agora, no dia oito de março, serão ônibus escolares que também são indicações dos deputados federais e a entrega será feita pelo Governo do Estado", explicou o prefeito Jeferson Tomazoni ao Idest.

Também receberam as motoniveladoras a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) e o Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema). 

“São Gabriel do Oeste recebe esse equipamento novo que é para atender as estradas rurais, os assentamentos, especialmente a agricultura familiar. E o governo anunciou que em breve vai mandar mais equipamentos também para os outros municípios. Então, a gente fica muito feliz de poder ver isso acontecendo aqui”, disse o presidente da Câmara Municipal Fernando Rocha.

Vereadores Fernando Rocha e Luizinho do Ferro Velho. Foto: Divulgação Assessoria

Com investimento aproximado de R$ 14 milhões, as motoniveladoras foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), empenhadas pelos deputados federais licenciados Geraldo Resende e Tereza Cristina; do deputado federal Luiz Ovando; e do senador Nelson Trad Filho. 

As entregas dos maquinários agrícolas ocorreram no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer-Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Cepaer). 

Distribuição dos maquinários 

  • 13 motoniveladoras foram destinadas para os municípios de Amambai, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Japorã, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e Três Lagoas (emenda do então deputado federal Geraldo Resende);
  • 5 motoniveladoras para a Agesul (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 5 motoniveladoras para a Agesul (adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado);
  • 1 motoniveladora atenderá o Cidema - composto pelas cidades de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Camapuã, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Maracaju, Miranda, Rio Negro, Rochedo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sidrolândia (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora entregue para o Cointa - formado pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora para Nioaque (emenda do senador Nelson Trad Filho);
  • 1 motoniveladora para São Gabriel do Oeste (emenda do deputado federal Luiz Ovando);
  • 1 motoniverladora destinada para Ivinhema (emenda da então deputada federal Tereza Cristina). 

Disponibilizadas para apoio aos agricultores familiares e para a conservação e manutenção de estradas vicinais, conservação do solo e água e na construção de terraços em nível, as motoniveladoras são demandas recorrentes dos municípios de Mato Grosso do Sul. Com a rica produção que sai das propriedades rurais, por meio de estradas vicinais, a correta manutenção dessas estradas garante mais qualidade no transporte, menos desperdício, melhor manejo e mais renda para os produtores.

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Política