São Gabriel: Assistência conquista dois prêmios nacionais por boas práticas em políticas familiares

As iniciativas elaboradas em São Gabriel do Oeste serão publicadas no Observatório Nacional da Família (ONF), servindo como referência para outros municípios de todo País.

22/12/2020 às 13:08 | da Assessoria

São Gabriel do Oeste ganhou novamente destaque nacional ao receber dois prêmios na Área de Assistência Social. O município foi reconhecido e premiado em duas categorias do “Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais”, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Família (SNF), que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos (MMFDH).

O Prêmio foi entregue em Brasília, na tarde desta segunda-feira (21). De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, doze iniciativas voltadas para as famílias em municípios de oito estados brasileiros foram reconhecidas na premiação. Destas, São Gabriel do Oeste ganhou destaque em dois eixos temáticos: Políticas de Proteção Social Destinadas a Famílias Vulneráveis no Contexto da Pandemia Covid-19 e Políticas Públicas Relacionadas ao Fortalecimento de Vínculos Familiares Intergeracionais: Apoio à Formação Parental nas Diversas Fases de Desenvolvimento da Família.

“Rotina Diária das Famílias” e “Programa de Fortalecimento da Família” foram os projetos inscritos e que receberam a premiação. Segundo Rosane Moccelin, o primeiro foi aplicado de forma diferenciada neste ano de pandemia pelas visitadoras do “Criança Feliz” e as apostilas elaboradas em São Gabriel do Oeste foram replicadas em diversos municípios do país. O Programa Criança Feliz é realizado em parceria com a Associação Restaurar.

“Já o Programa de Fortalecimento da Família surgiu com objetivo de fortalecer a autoestima e os vínculos familiares dos nossos usuários. Ele contempla diversas outras ações como casamento comunitário, programas de gerações de renda, Bebê Prefeito e Criança Feliz. Esse programa veio para somar e fortalecer nossa política e vamos dar continuidade porque estamos obtendo ótimos resultados”, explicou Rosane.

O prêmio reconhece a implementação de experiências exitosas para políticas familiares nos municípios. Pela classificação, as iniciativas elaboradas em São Gabriel do Oeste serão publicadas no Observatório Nacional da Família (ONF), servindo como referência para outros municípios de todo País.

“É gratificante ver nosso município reconhecido na primeira edição do Prêmio. Não poderia de deixar de agradecer a todos os colaboradores da Assistência Social e ao prefeito Jeferson Tomazoni, por todo empenho e dedicação que nos fizeram chegar a este resultado”, completou.

Famílias Fortes

Acompanhada das colaboradoras Silvie Cristina e Eslaine Zandomenighi, a secretária ainda se reuniu com Marcelo Couto Dias, Diretor do Departamento de Formação, Fortalecimento e Desenvolvimento da Família e com Jorge Luís Barreto Pereira, Coordenador-Geral de Fortalecimento dos Vínculos Familiares e Solidariedade Intergeracional, para tratar das práticas desenvolvidas em São Gabriel do Oeste e sobre o programa Famílias Fortes - metodologia que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Carregando comentários...
Notícias
Política