UFMS vai abrir mais de 5 mil vagas em três formas de ingresso em 2022

Instituição voltará a usar o Sisu para ingresso no primeiro semestre letivo em 10 municípios do Estado.

09/09/2021 às 13:24 | Correio do Estado

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai abrir 5.525 vagas para ensino superior em 10 municípios do Estado para ingresso em 2022.

Além disso, a previsão é que as atividades presenciais sejam retomadas em março de 2022, de acordo com o reitor da Instituição, Marcelo Turine.

Os municípios com unidades da instituição são Corumbá, Aquidauana, Campo grande, Nova Andradina, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Paranaíba, Naviraí e Coxim.

Turine informou que houve aumento de 5% no quantitativo de vagas em 2021, e que para 2022 a unidade voltará a usar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso no primeiro semestre.

No ano passado, o formato só foi utilizado no segundo semestre.

"Foi uma excepcionalidade, então continuamos com o processo com uma governança muito boa, muito positiva no Mato Grosso do Sul", disse Turine.

Interessados também poderão se candidatar as vagas pelo Vestibular UFMS e pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS (Passe).

O Passe é um formato inserido recentemente na entidade, onde estudantes do Ensino Médio de todo o Estado fazem provas ao fim de cada ano letivo e quando se formam, a média das notas são usadas para ingressar em um curso superior.

A distribuição das vagas entre os processos de ingressos foram distribuídas da seguinte forma:

  • Vestibular: 60% das vagas;
  • PASSE: 20%;
  • Sisu: 20%.

"A prioridade é o Sisu, sobrando vagas no PASSE, a prioridade é o Sisu. Caso sobre vagas ou tenha disponibilidade, serão dadas para quem fez Enem nos últimos 5 anos, então são varias ferramentas para que nossos alunos possam entrar na universidade", afirmou o reitor.

Vestibular e PASSE

As inscrições serão on-line e abertas no dia 8 de novembro deste ano para os dois processos. A taxa de inscrição será de R$ 120 reais, e o período para solicitação de isenção será até 17 de novembro.

As provas do vestibular serão no dia 5 de dezembro, e do PASSE no dia 12 do mesmo mês, ambos das 8h às 13h.

A previsão para divulgação do resultado final é 9 de fevereiro de 2022.

Aulas presenciais

Cursos da área da saúde retomaram as aulas presenciais em agosto deste ano seguindo todos os protocolos de biossegurança impostos pela pandemia.

“Minha perspectiva é que iniciemos 2022, tudo dependendo das condições sanitárias, em março de forma presencial", afirmou Turine.

"Não dá para programar muito mas a nossa programação nesse contexto de uma pandemia é voltar às aulas presenciais em março de 2022”, acrescentou.

As atividades presenciais estão paralisadas desde 17 de março de 2020 devido ao surto do vírus da Covid-19. 

Mais fotos

Carregando comentários...
Notícias
Educação

O Idest utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.