anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 28 de maio de 2022

Tecnologias espaciais: como os satélites podem salvar o planeta

O desenvolvimento da tecnologia de satélite tem contribuído em diferentes áreas, jogando um papel importante na observação do planeta assim como nas comunicações e na economia.
11/12/2021 às 15:50
da Redação
()

As imagens de satélite facilitam a tomada de decisões em distintos setores como a agricultura, ajudando os agricultores a monitorar, avaliar e aumentar os rendimentos. Tudo isto está baseado nas informações fornecidas pelas imagens de satélite, o que favorece a tomada de decisões de maneira oportuna para proteger os cultivos. Porém, esta tecnologia interfere em diferentes áreas.

No contexto das energias renováveis, uma das ações primordiais na atualidade é a busca de um tipo de energia que não polui. Além de serem fontes limitadas, os combustíveis fósseis contaminam muito a atmosfera. Por isso, é preciso adotar novas fontes de energia que diminuam essa poluição. A NASA já está trabalhando nisso. Destaca-se um método pelo qual o combustível pode ser obtido a partir de algas, pois a maioria de suas espécies produz óleo. O objetivo é livrar-se das águas residuais mediante a colocação de membranas nas águas residuais no oceano. Os nutrientes contidos nos resíduos se tornam uma fonte de nutrição para as algas, que os absorvem e assim evitam a poluição do mar. Daí, se obtém biocombustíveis, a água e o oxigênio.

Além de serem usados para determinar a mudança climática, os satélites também fornecem informação útil para o manejo dos campos. Graças ao sensoriamento remoto, os agricultores podem obter dados precisos e analisar o estado atual dos campos, facilitando sua gestão e poupando tempo e dinheiro. Por exemplo, podem obter informação sobre a irrigação do cultivo, e saber quando e que quantidade de água precisam deles em cada momento. Assim, o uso de informações através do sensoriamento por satélite ajuda a aumentar a produtividade e a enfrentar os desafios da segurança alimentar.

Isto constitui um elemento importante pois a fome é considerada um dos problemas mais graves no mundo. Com ajuda dos satélites, os agricultores podem avaliar o rendimento dos cultivos e saber quando eles precisam de irrigação e fertilizantes. Estes fornecem dados sobre todas as terras agrícolas que constituem cerca de 40% da área da terra e servem como ferramenta chave ao ser capazes de fornecer informação para os agricultores se anteciparem e poderem tomar medidas antes que o dano seja feito. Além disso, existem numerosos índices espectrais com aplicação na agricultura, como o índice NDVI, que ajuda a monitorar regularmente o estado das culturas durante seu crescimento.

Em geral, os satélites proporcionam muitos benefícios em diferentes áreas da vida e podem ser uma ferramenta útil para agir contra a mudança climática. Entre seus benefícios destaca-se a busca de fontes de energia alternativas mais sustentáveis, a proteção ambiental e a agricultura. Graças a eles, informações de diferentes setores podem ser obtidas com o fim de monitorar, conhecer, compreender, saber qual é o problema e mostrar soluções para combatê-lo. Os avanços na tecnologia de satélites vão ajudar a proporcionar ainda mais oportunidades para a observação da Terra. Em combinação com outras tecnologias inovadoras, ainda mais, podem ser encontradas soluções para resolver vários problemas urgentes.