Cointa concede título do Serviço de Inspeção para primeiro estabelecimento em Pedro Gomes

Com o SIMC, o estabelecimento amplia seu campo de comércio para aproximadamente 170 mil pessoas.

23/02/2021 às 17:32 | do Idest, JWC

Mais um estabelecimento comercial, desta vez no município de Pedro Gomes, recebeu o título de registro do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal executado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (SIMC-Cointa).

Com a implantação do SIMC, o Cointa tem atuado buscando a redução de despesas para os municípios, produtores, oportunidades de regularização para os micros e pe­quenos empreendimentos, maior segurança sanitária dos produ­tos comercializados, aumento do mercado consumidor para os negócios locais, maior possibilidade de inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal e promoção da segurança alimentar da população, permitindo que apenas produtos seguros sejam fornecidos a população.

Utilizando-se das prerrogativas concedidas através do trabalho consorciado, na última sexta-feira (19), foi realizada a entrega do primeiro título de registro de estabelecimento no município de Pedro Gomes, onde o estabelecimento Casa de Carnes Zanca, de propriedade do senhor Edirceu Zancanaro, passou a ter a possibilidade de comercializar legalmente seus produtos dentro do município de Pedro Gomes e nos demais integrantes do consórcio, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, ampliando seu campo de comércio para aproximadamente 170 mil pessoas.

Integrantes do Cointa e prefeito de Pedro Gomes, William Luiz Fontoura, participaram da entrega do título ao estabelecimento. Foto: Divulgação Cointa

Otimizando a visita ao município, o SIMC-Cointa realizou visita técnica em outros estabelecimentos que estão em processo final de registro junto ao consórcio, onde brevemente também estarão aptos a comercialização de seus produtos em Pedro Gomes e dos demais municípios que integram o consórcio. Os estabelecimentos foram: Fábrica de Laticínios Boa Vista, Supermercado Salomão e a Casa de Carne Oliveira.

O médico veterinário Coordenador do SIMC-Cointa, Rafael Rezende A. S. Ramos, ressalta que o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM) dos municípios integrantes ao consórcio foi extinto com a adesão ao Consórcio, sendo necessário que todos os estabelecimentos que realizam a fabricação de produtos de origem animal façam seus registros junto ao SIMC-Cointa para a manutenção da comercialização de seus produtos.

“O procedimento é simples, basta procurar o médico veterinário responsável pela unidade descentralizada de seu município (extinto SIM) e requerer o registro do estabelecimento junto ao SIMC-Cointa, onde o passo a passo do registro será fornecido, ou, procurar a sede do Cointa”, explicou Rafael.

A sede do Cointa está situada na Rodovia BR-359, quilômetro 01, Vila Santa Clara, em Coxim.

Carregando comentários...
Notícias
Economia