São Gabriel do Oeste se classifica em Prêmio Cidade Qualidade de Vida da Pessoa Idosa

Município está entre os dez melhores do Estado.

05/10/2021 às 15:43 | da Assessoria

Não é de hoje que São Gabriel do Oeste é destaque em qualidade de vida. Apontada como a melhor cidade para se viver no Mato Grosso do Sul, o município também é um dos que mais oferece serviços e implementa ações para oferecer uma vida com mais qualidade para quem chega à terceira idade. Prova disso é a classificação da cidade em mais um prêmio, agora voltado para a promoção do envelhecimento saudável. 

A 1ª Edição do Prêmio: “Cidade Qualidade de Vida da Pessoa Idosa 2021” busca dar destaque às ações realizadas nos municípios do MS para promover a saúde dos idosos através da prática de exercícios físicos durante os dias em que se comemoram a Semana Estadual do Idoso. A semana foi criada em dezembro de 2015, através da Lei 4.796/2015 e tem como objetivo estimular as atividades físicas e mentais nas pessoas da melhor idade, conscientizar o idoso e a sociedade sobre a sua importância e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a importância do idoso. 

Ao todo, 38 municípios do Estado se inscreveram para participar e concorrer ao Prêmio; além do projeto, os participantes apresentaram um vídeo gravado durante a ação do dia D (01/10) da prática de atividades físicas. Em São Gabriel do Oeste, a ação foi realizada pela Associação Unidos da Feliz Idade (Aufi) em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Na data, mais de 80 idosos participaram de uma caminhada e aulas de alongamento e de dança fitness, com profissionais da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, apoiadora do evento. 

A Associação (Aufi) é conhecida nacionalmente pelo serviço prestado para a população da terceira idade no município e já foi, inclusive, tema de trabalho acadêmico. A entidade promove a saúde, o conhecimento, a segurança e a inclusão do idoso na sociedade através do acompanhamento em grupo, da realização de cursos, oficinas, atividades de lazer, voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida do público da terceira idade. 

Com o projeto apresentado, o município está entre os dez melhores do Estado, e deverá receber a premiação no dia 7 de outubro durante um evento no auditório da Unigran Capital em Campo Grande. O Prêmio “Cidade Qualidade de Vida da Pessoa Idosa 2021” é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul/ALEMS, pela Unigran Capital, Colegiado de Gestores de Assistência Social do MS e a Fundesporte. 

Municípios premiados: São Gabriel do Oeste, Caarapó, Ivinhema, Nova Andradina, Iguatemi, Miranda, Aquidauana, Rio Brilhante, Juti e Campo Grande.

Carregando comentários...
Notícias
Cidades

O Idest utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.