Prefeitura inaugura nova base operacional do Samu em São Gabriel do Oeste

A secretária de Saúde, Michele Pauperio, que foi responsável pelo projeto de implantação do Samu no município, destacou que a inauguração da base própria é um sonho realizado.

02/07/2020 às 13:06 | da Assessoria

O prefeito Jeferson Tomazoni e a secretária de Saúde, Michele Pauperio, entregaram na manhã desta quinta-feira (02), a nova base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O espaço está localizado no antigo prédio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), às margens da BR-163.

Durante seu discurso, o prefeito falou sobre a nova utilização do prédio como ponto estratégico para acesso e atendimento do Samu aos moradores da cidade. “Quando o Arranjo Produtivo foi construído, esperava-se que o local fosse um ponto de difusão do artesanato regional, mas em mais de 10 anos, o prédio acabou ficando em desuso, abandonado. Enxergamos então, o local como um ponto estratégico de funcionamento para o Samu, por estar em um trevo e dar acesso rápido aos socorristas à todas as vias centrais da cidade”, comentou o prefeito.

“A mudança foi discutida e proposta para aumentar a eficiência do serviço. Com a liberação do prédio pelo Ministério do Turismo e um investimento de R$ 30 mil em recursos municipais, hoje o nosso Samu ganhou uma casa nova’, concluiu Jeferson.

Para a secretária de Saúde, Michele Pauperio, que também foi responsável pelo projeto de implantação, habilitação e qualificação do Samu no município, onde também foi coordenadora geral por três anos, destacou que a inauguração da base própria do Samu, é um sonho realizado. “Estou desde o início da operação do serviço na cidade e fui a primeira enfermeira do Samu. Ver as novas instalações da base é ver um sonho que saiu do papel – a nova sede é um grande ganho à população e aos servidores que trabalham com esse atendimento. Agora conseguiremos melhorar o desempenho nas ocorrências, já que o local oferece saídas que garantem mais rapidez de acesso aos bairros da cidade”, disse Michele.

O espaço, que passou por pequenos ajustes, nova pintura e sinalização, dispõe de área administrativa, banheiros, depósito, cozinha e dormitório e conta com duas ambulâncias com equipamentos necessários para transporte de pacientes que necessitam de suporte especial. Uma das unidades é adaptada para atendimentos nas áreas rurais.

SAMU – O objetivo do SAMU 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192.

Relembre:

Carregando comentários...
Notícias
Cidades