Mais um estabelecimento de Rio Negro recebe título do serviço de inspeção do Cointa

Com a obtenção do registro, o empreendimento amplia seu campo de comércio para aproximadamente 170 mil pessoas.

19/03/2021 às 14:08 | do Idest, JWC

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) entregou nesta sexta-feira (19), mais um título de registro de estabelecimento no município de Rio Negro, onde a Queijaria Roseli Magalhães Pereira passou a ter a possibilidade de comercializar legalmente seus produtos dentro dos municípios integrantes do consórcio.

Além de Rio Negro, compõem o Cointa os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, com isso, o comercio amplia seu campo de negócios para aproximadamente 170 mil pessoas.

A entrega foi realizada pelo médico veterinário Coordenador do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIMC-Cointa), Rafael Rezende, pelos vereadores Fabrícia Floriano e Escobar, o secretário municipal de desenvolvimento Eronildes e também o secretário municipal de administração, João Batista.

REGISTRO NO COINTA

O Cointa é amparado pelo decreto nº 10.032/2019, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que permite a execução do serviço de inspeção de produtos de origem através de Consórcios públicos.

O Consórcio atua buscando a redução de despesas para os municípios e produtores; oportunidades de regularização para os micros e pequenos empreendimentos; maior segurança sanitária dos produtos comercializados; aumento do mercado consumidor para os negócios locais; maior possibilidade de inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal e a promoção da segurança alimentar da população, permitindo que apenas produtos seguros sejam fornecidos a população.

Vale ressaltar que o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM) dos municípios integrantes ao Consórcio foi extinto com a adesão ao Cointa, sendo necessário que todos os estabelecimentos que realizam a fabricação de produtos de origem animal façam seus registros junto ao SIMC-Cointa para a manutenção da comercialização de seus produtos.

O procedimento é simples, basta procurar o médico veterinário responsável pela unidade descentralizada de seu município (extinto SIM) e requerer o registro do estabelecimento junto ao SIMC-Cointa, onde o passo a passo do registro será fornecido, ou, procurar a sede do mesmo, que está situada na Rodovia BR-359, KM 01, Vila Santa Clara, Coxim-MS.

Carregando comentários...
Notícias
Cidades