Barreiras sanitárias de Coxim serão desativadas nesta quinta-feira

Também foi autorizada a retomada das atividades turísticas.

01/10/2020 às 15:12 | da Redação

As barreiras sanitárias implantadas em três entradas da cidade de Coxim serão desativadas nesta quinta-feira (1º), segundo informou a Prefeitura Municipal. Outra medida tomada pela administração municipal é a retomada das atividades turísticas.

Foram publicados dois decretos, um que dispõe sobre a suspensão das atividades das barreiras sanitárias, com o retorno dos respectivos servidores às suas funções na administração municipal, bem como a suspensão do pagamento de todas as verbas pecuniárias decorrentes do serviço. Já o outro autoriza as atividades de natureza turística e recreativa, que serão regulamentadas pela Nota Técnica nº 018/2020 firmada pela Gerência de Vigilância Sanitária.

Os 140 servidores que se dedicaram efetivamente em quatro turnos ao longo de mais de 180 dias, juntamente com voluntários da sociedade civil, realizavam aferições de temperatura, orientavam as pessoas quanto aos decretos municipais em vigor referentes às medidas restritivas em relação à pandemia e cadastravam as pessoas de fora para que o município tivesse o mínimo de controle sobre as pessoas contaminadas e os contatos estabelecidos por elas.

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, caberá à população, a partir de agora, manter o senso comum de cuidado e prevenção à doença, evitando aglomerações desnecessárias que possam ocasionar novas contaminações.

Para o gerente da Vigilância Sanitária de Coxim, Saimon Cândido, a transmissão comunitária da doença continua, apesar das pessoas estarem cansadas das medidas de isolamento social. “Ainda se fazem necessárias medidas preventivas como uso de máscaras e higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória, assim como esses cuidados devem ser maiores para idosos e pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, ressaltando ainda as nove mortes que tivemos para a doença que foram tristes perdas para as famílias e para todos nós”.

Carregando comentários...
Notícias
Cidades