Projeto incentiva conservação de livros didáticos em escola de São Gabriel

O projeto foi finalizado com a entrega dos livros encapados, durante uma homenagem feita ao Dia das Mães

Publicado em 17/05/2013 às 11:13 - do Idest, Suzana Vanessa - Em Entretenimento

Um projeto criado por uma professora de uma escola da rede municipal de ensino de São Gabriel do Oeste está incentivando alunos a conservar os seus livros didáticos, os mantendo encapados e bem cuidados.

O projeto “Quem Conserva Tem Livro Didático”, criado pela professora Meire Rose, fez com que os cerca de 30 alunos de oito a 11 anos, do 3° ano da Escola Municipal Nilma Glória, recebessem seus livros didáticos todos encapados, os ensinando a mantê-los bem cuidados e conservados.

Criação do Projeto

Segundo a professora Meire Rose, a ideia do projeto surgiu depois que ela participou do curso de Programa do Livro Didático (PLI), onde realizou uma tarefa que se constituía em fazer um projeto sobre o livro didático, e quando terminou de escrever o projeto, pensou que um dia iria coloca-lo em prática. A professora conta que no inicio do ano letivo deste ano, quando a escola recebeu os livros novos, ela não pensou duas vezes para arregaçar as mangas e executá-lo.

Meire conta que o primeiro passo para o projeto foi fazer um convite aos pais dos alunos, para que ajudassem no encapamento dos livros, onde segundo ela dos 30 pais, apenas cinco atenderam ao convite. O próximo passo foi marcar os dias de execução do projeto, onde em três etapas o encapamento dos 120 livros foi concluído.

Entrega dos livros e homenagem ao Dia das Mães

Visando uma maior participação da parte dos pais, a professora resolveu fazer uma junção entre a entrega dos livros e a homenagem ao Dia das Mães, criando um dia “D” para a realização do evento.

Marcado para ser realizado no dia 10 de maio, as mães dos alunos foram convidados pela escola, para participaram do evento de homenagem ao Dia das Mães e a entrega dos livros encapados. Na oportunidade, as 25 mães que compareceram foram homenageadas pelos alunos e a escola, e aproveitando o momento, foi pedido a colaboração das mães e alunos, com o cuidado com os livros didáticos.

Agradecimentos

Diante do sucesso do projeto, a professora Meire Rose agradeceu a todos os que colaborarão para que a realização do mesmo fosse possível. “Quero agradecer de modo especial à coordenação e a direção da Escola Nilma Glória pelo apoio dado ao projeto e também às mamães Selma, Juliana, Gilma, Elizabete e a vovó Maria Cândida, que se dispuseram a colaborar no encapamento dos livros”.

Finalizando a professora deixou uma mensagem, a qual segundo ela sempre é dita aos pais de seus alunos, durante reuniões. “Pais se os senhores querem que seus filhos sejam cidadãos participativos de uma sociedade, participe desde já da vida deles”.