anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 16 de agosto de 2022

UFMS oferece mais de 500 vagas em atividades gratuitas para maiores de 60 anos

O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.
05/08/2022 às 13:18
da Redação, Vanessa Amin e Ariane Comineti
(Divulgação UFMS)

Até 12 de agosto, pessoas com 60 anos ou mais podem se inscrever em atividades gratuitas de extensão, cultura, esporte e ensino oferecidas pelo programa institucional de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI). São 581 vagas para o segundo semestre.

Segundo a coordenadora, Camila Polisel, “o objetivo é proporcionar a todos os participantes oportunidades para desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências, que estejam relacionadas ao desenvolvimento de sua autonomia, independência e também à manutenção e reinserção na sociedade como cidadãos”.

O programa existe desde 2011, mas recentemente foi reformulado e a partir de então passou a ofertar atividades semestralmente, divulgadas por meio de editais. “Desde essa reformulação a UnAPI já atendeu aproximadamente 400 idosos, sendo que na última oferta, neste primeiro semestre de 2022, atendemos 200 pessoas. Estamos crescendo rapidamente e neste semestre serão 19 atividades e 11 disciplinas que poderão ser cursadas”, apontou a coordenadora. 

Conforme a professora, durante a pandemia as atividades foram adaptadas para a modalidade a distância e neste primeiro semestre do ano a maioria foi retomada presencialmente. “Algumas foram e serão mantidas também on-line para que consigamos abraçar e acolher idosos de outros locais, que moram fora de Campo Grande e do estado. Com as atividades virtuais conseguimos expandir o público da UnAPI para além dos muros da Universidade, do município e do estado. Tivemos, por exemplo, no semestre passado, um número expressivo de idosos de diversos estados e foi uma experiência muito interessante que resolvemos manter. Então as atividades serão majoritariamente presenciais, mas teremos algumas a distância”, informou.

Ações e inscrições 

O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição. O candidato pode comparecer presencialmente na Secretaria da UnAPI, localizada no andar térreo do Complexo EaD e Escola de Extensão na Cidade Universitária, ou remotamente, preenchendo o formulário aqui.  

As atividades serão desenvolvidas por professores, técnicos, estudantes e colaboradores voluntários. Entre as oportunidades estão: Horta comunitária, Vida ativa (modalidades de atividades físicas),  Dança e consciência corporal, Coral da Unapi, Iniciação ao teatro, Violão para iniciantes, Fisioterapia motora e cognitiva, Curso de informática básica, Tópicos sobre parasitoses e saúde, Envelhecimento ativo e saudável, Envelhecimento em foco, Ativa (idade) e saúde bucal, Medicamentos no Idoso, Memoridade – oficina da memória para idosos, Grupo de estudos em Astronomia, Diversidade compartilhando saberes, Delirarte: arte, cultura e saúde mental e Grupo de promoção à saúde mental da pessoa idosa. É possível participar de quantas atividades puder realizar.

Há oportunidades também de cursar disciplinas isoladas em várias unidades, como Bioquímica Médica 2, Metodologia do ensino das danças, História da educação, Formação histórica da língua portuguesa, Psicologia, Currículo e didática em Educação Física, Língua latina 1, Tópicos especiais em Sociologia, Psicologia hospitalar e da saúde, Análise de custos e Gestão de serviços. O interessado deve manifestar o interesse em no máximo duas disciplinas. 

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone/whatsApp (67) 3345-7992 ou por correio eletrônico enviado ao endereço unapi.proece@ufms.br. No edital (clique aqui) também estão disponíveis as listas completas das atividades, descrição, pré-requisitos e quantidade de vagas, bem como outros dados.

Experiência

O professor aposentado da UFMS, Celso Benites, participou da UnAPI pela primeira vez neste ano. No primeiro semestre de 2022 fez parte do coral e participou da atividade “Interação e escuta ativa: diálogos entre ciência e sociedade”.  “Foi uma experiência maravilhosa, gostei muito da socialização entre todos. Na atividade de interação nos deram a liberdade de conversar, nós nos apresentamos a um colega e ele nos apresentou ao grupo, foi bem interessante. E teve gente que falou que não gostava muito de falar, que era tímido, e depois acabou falando mais do que os outros, foi muito bacana”, relembrou.

Celso contou também que ficou feliz em conhecer o Bioparque Pantanal. O grupo de cerca de 70 participantes do UnAPI realizou a visita acompanhado da equipe do projeto, no dia 1º de julho. “Foi espetacular, todos voltaram à infância, parecíamos crianças, acompanhados pela bióloga explicando tudo. A organização e a Universidade estão de parabéns por darem essa oportunidade para a comunidade de idosos, foi muito bom conhecer o cartão de visitas do Pantanal”, falou. 

O professor aposentado revelou ainda que neste ano completa bodas de ouro junto à UFMS. “Ingressei aqui como estudante de Medicina Veterinária em 1972, atuei como docente durante cerca de 39 anos, aposentei-me há cerca de três anos e agora estou na UnAPI”, informou, acrescentando que pretende participar novamente neste semestre e em mais atividades. “Estou fazendo o estudo para, se possível, preencher a semana”, finalizou.

“Convidamos todos os interessados, pessoas que tenham acima de 60 anos, a conhecerem o edital e as atividades que serão realizadas. Todas as atividades são gratuitas, é um momento maravilhoso de integração, de fazer novas amizades, adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades. Nossa intenção é trazer os idosos para dentro da Universidade para dividir conosco esse espaço que é construído de forma especial para cada um”, convidou a coordenadora. 

Continue lendo