Volta às aulas na rede estadual será em 7 de agosto; professores iniciam jornada de planejamento
Formação reúne educadores por quatro dias para replanejar ações pedagógicas e fortalecer a aprendizagem antes do retorno de cerca de 190 mil estudantes.

Antes do retorno de aproximadamente 190 mil estudantes às salas de aula, marcado para o dia 7 de agosto, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul dará início, na próxima segunda-feira (3), à Jornada Formativa do 3º bimestre. A iniciativa reúne professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares para avaliar os resultados do primeiro semestre e reorganizar o planejamento pedagógico para a segunda etapa do ano letivo.
Formação tem foco no fortalecimento da aprendizagem
Com o tema "Do diagnóstico à ação: replanejamento pedagógico para o fortalecimento das aprendizagens", a jornada propõe que as equipes escolares utilizem dados e evidências para definir estratégias capazes de melhorar o desempenho dos estudantes em sala de aula.
A proposta considera que cada unidade escolar possui características próprias e, por isso, o planejamento deve ser elaborado com base na realidade de cada escola, levando em conta as necessidades dos alunos e os desafios identificados pelas equipes pedagógicas.
Quatro dias de atividades
A programação será desenvolvida ao longo de quatro dias. Durante esse período, os profissionais da educação serão estimulados a refletir sobre questões como quais aprendizagens precisam ser reforçadas, quais obstáculos ainda dificultam a participação dos estudantes e quais estratégias podem tornar as aulas mais participativas e significativas.
O primeiro momento será dedicado ao alinhamento das prioridades de cada unidade escolar. Em seguida, os participantes aprofundarão os estudos sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), abordagem voltada à promoção da inclusão e da participação de todos os estudantes.
Metodologias e planejamento
A formação também abordará metodologias ativas para o Ensino Fundamental e o planejamento dos Itinerários Formativos no Ensino Médio.
No encerramento da jornada, os educadores trabalharão o planejamento reverso, estratégia que organiza o ensino a partir das aprendizagens esperadas e articula avaliações e intervenções pedagógicas, incluindo a realização de eventos educativos.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a Jornada Formativa também busca fortalecer a cultura do planejamento compartilhado entre professores, coordenação pedagógica e gestão escolar, incentivando decisões colaborativas fundamentadas em evidências produzidas pelas próprias escolas.
Editada às 16h50 para correção da data de início das aulas.
