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Mato Grosso do Sul, 16 de agosto de 2022

Municípios da região norte recebem 4.571 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado.
30/03/2022 às 11:01
da Redação, Adersino Junior
( Renata Novaes)

Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em regime de colaboração com os municípios, na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a entrega de 4.571 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul.

A solenidade contou com a participação dos prefeitos, secretários municipais de educação e coordenadores municipais do Programa MS Alfabetiza dos municípios de Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, jurisdicionados pela Coordenadoria Regional de Educação CRE 4 – Coxim.

A secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, na abertura da solenidade, destacou a importância do Programa MS Alfabetiza, “Todas as crianças podem ser alfabetizadas na idade certa, elas necessitam do estímulo e temos a oportunidade, a luta pela educação infantil é antiga estou feliz em estar trabalhando na área que acredito, desde a constituição de 88 e LDB, onde as crianças estavam no capítulo da Assistência Social, lutamos para serem inseridas na Educação, bem como a luta para as crianças de zero a 03 anos tivessem direitos ao Fundo de manutenção da Educação Básica, portanto, é uma luta constante, acreditamos, argumentamos e estamos fazendo, em prol a melhoria da qualidade d e ensino de nossas crianças “.

Cecilia Motta falou da gratidão de poder trabalhar num programa que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Sempre defendemos a bandeira municipalista, o governador Reinaldo é municipalista e Regime de Colaboração entre Governo de Estado e municípios é relevante, na busca da implementação de uma política com foco na alfabetização das nossas crianças, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais com este programa”.

O Prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni, juntamente com prefeito de Rio Negro Cleidimar da Silva Camargo (Buda), estiveram na solenidade. Ele falou do regime de colaboração para o sucesso do programa, “ Nós que somos gestores, temos a oportunidade de aproveitar todo programa, que foi pensado, elaborado e contextualizado para a nossa realidade, as políticas públicas são feitas para a população, nós gestores somos transitórios e temos a oportunidade, os prefeitos da região norte de MS e de todo MS, de participar de um programa que oportuniza algo tão grande, que é o domínio da leitura e escrita”.

Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel do Oeste, Danielle Souza Emiliani agradeceu o empenho e parceria da Secretaria de Estado de Educação, “ com regime de colaboração poderemos ter um bom desempenho, um bom rendimento para que possamos ter essa complementação, este é o desafio da escola, nós que estamos no município vivenciamos esta alfabetização e sabemos quão difícil está sendo para realizarmos a recomposição da aprendizagem, tenho certeza, que juntos, iremos conseguir. A palavra de hoje é gratidão”, finaliza.

MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado, é uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

Dentre os eixos do Programa está a oferta de Material Didático Complementar, que está sendo realizada neste mês de março a entrega para as secretarias municipais de educação. A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o livro do professor para os regentes das respectivas turmasSerão distribuídos aproximadamente 84 mil livros para os estudantes da rede pública e 3.400 livros do professor.

O Programa é responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Domínio da leitura e escrita

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Sabe-se que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica; diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração, esta Secretaria busca a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para atingir esse objetivo, o Estado de Mato Grosso do Sul celebra a parceria com municípios sul-mato-grossenses, tendo como objetivo viabilizar e fomentar a colaboração entre a Rede Estadual e as redes municipais de ensino, por meio de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

Eixos

O Programa MS Alfabetiza contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.

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