São Gabriel do Oeste terá sol e máxima de 28°C; tempo seco predomina na região norte de MS
Norte do Estado terá dias ensolarados e temperaturas de até 31°C; Cemtec alerta para baixa umidade do ar e risco de incêndios florestais.

A quinta-feira (9) será de tempo firme e predomínio de sol em São Gabriel do Oeste e demais municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. As temperaturas seguem em elevação, com máximas entre 28°C e 31°C. Em todo o Estado, o Cemtec alerta para a baixa umidade do ar, que pode atingir índices entre 10% e 30%, além do aumento do risco de incêndios florestais.
Previsão para a região norte
Em São Gabriel do Oeste, o dia será de sol com névoa fraca ao amanhecer. Os termômetros devem variar entre 17°C e 28°C.
Em Coxim, a previsão é de sol com diminuição de nuvens pela manhã, tarde ensolarada e noite de céu limpo. A temperatura oscila entre 17°C e 29°C.
Já em Sonora, o dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, seguido de céu limpo durante a noite. A mínima prevista é de 19°C e a máxima de 31°C.
Em Bandeirantes, o sol predomina durante todo o dia, sem previsão de nuvens, com temperaturas entre 17°C e 29°C.
Estado terá tempo seco e calor em elevação
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a quinta e a sexta-feira serão marcadas por tempo firme e seco em todo o Estado. As temperaturas seguem em elevação gradual, podendo atingir entre 30°C e 35°C em diversas regiões.
A previsão também indica elevada amplitude térmica, com diferença superior a 15°C entre as temperaturas registradas no amanhecer e durante a tarde em algumas localidades.
Baixa umidade exige atenção
O Cemtec destaca que a umidade relativa do ar poderá variar entre 10% e 30% nas horas mais quentes do dia, índices considerados críticos. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos períodos de maior calor e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Os ventos predominam do quadrante leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas acima de 50 km/h, o que também contribui para elevar o risco de incêndios florestais.
