São Gabriel do Oeste chega a 38°C nesta segunda com alerta de onda de calor em MS

Calor intenso predomina na região norte do Estado, enquanto Inmet mantém alertas para onda de calor e baixa umidade nesta segunda-feira (28).

Publicado em 28/09/2026 às 12:15 - do Idest, JWC - Em Cidades

Imagem da notícia
(do Idest)

O calor intenso deve marcar esta segunda-feira (28) em Mato Grosso do Sul, com temperaturas que podem chegar a 40°C em Coxim, na região norte do Estado. Em São Gabriel do Oeste, a máxima prevista é de 38°C, enquanto Sonora pode registrar 35°C e Bandeirantes, 39°C.

Em São Gabriel do Oeste, o dia será de sol, com aumento de nuvens e possibilidade pequena de pancadas de chuva à tarde. À noite, a previsão é de muitas nuvens, mas sem chuva. A temperatura varia entre 26°C e 38°C.

Calor intenso na região norte

Em Coxim, os termômetros devem variar entre 26°C e 40°C. A previsão indica sol com pancadas de chuva à tarde e muitas nuvens à noite, sem previsão de chuva no período.

Em Sonora, a temperatura fica entre 28°C e 35°C, com sol, aumento de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde. À noite, não há previsão de chuva.

Já em Bandeirantes, a mínima prevista é de 25°C e a máxima de 39°C. O dia terá sol e aumento de nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. À noite, o céu fica com muitas nuvens, mas sem chuva.

Onda de calor

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém três alertas para Mato Grosso do Sul. O aviso de onda de calor, classificado como de grande perigo, segue até quarta-feira (30) e abrange todos os municípios do Estado.

A previsão é de temperaturas pelo menos 5°C acima da média por mais de cinco dias, com risco à saúde.

Para esta segunda-feira, também está vigente um alerta de baixa umidade, das 10h às 22h, com índices entre 30% e 20% em 60 municípios. A condição aumenta o risco de incêndios e pode causar problemas à saúde.

Alerta de tempestade

A partir da madrugada de terça-feira (29), um alerta de tempestade passa a valer para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso segue até o fim do dia e prevê chuva de até 50 milímetros, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.

O Inmet aponta ainda baixo risco de falta de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.

Durante o período de calor e baixa umidade, a recomendação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas e não ficar exposto ao sol nos horários mais quentes do dia.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.