Prefeita de Sonora participa de missão tecnológica em Singapura em busca de referências para o município

Maria Clarice Ewerling integra comitiva de gestores de 22 municípios de Mato Grosso do Sul em agenda internacional voltada à tecnologia, educação, planejamento urbano, inovação e desenvolvimento econômico.

Publicado em 03/11/2026 às 11:33 - da Redação - Em Cidades

Imagem da notícia

A prefeita de Sonora, Maria Clarice Ewerling, participa de uma missão tecnológica internacional em Singapura, na Ásia, com o objetivo de conhecer experiências e soluções que possam servir de referência para o planejamento e o desenvolvimento do município.

A agenda reúne representantes de 22 prefeituras de Mato Grosso do Sul participantes do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae. O grupo chegou ao país asiático no dia 1º de novembro e permanece em atividades até o dia 9, quando está previsto o retorno ao Brasil.

A programação inclui visitas técnicas, encontros, palestras e oficinas sobre modelos de gestão e iniciativas adotadas por Singapura, reconhecida internacionalmente por suas experiências em inovação, planejamento urbano e desenvolvimento inteligente.

Educação, tecnologia e inovação

Entre os compromissos está uma visita à Marshall Cavendish Education, empresa especializada na produção de materiais didáticos e que mantém parceria com o governo de Singapura desde a reformulação do sistema educacional do país, na década de 1980.

A instituição trabalha com materiais relacionados ao Método de Matemática de Singapura, utilizado como referência no ensino da disciplina em diversos países. Durante a visita, os gestores buscam conhecer métodos de ensino, formação de professores e aplicação de tecnologias nas salas de aula.

A comitiva também conhece a Grain International, empresa de biotecnologia agrícola localizada em Kent Ridge, nas proximidades da Universidade Nacional de Singapura. A instituição desenvolve soluções voltadas ao aumento da produtividade agrícola, à resistência das lavouras às condições climáticas e à melhoria do valor nutricional dos alimentos.

Outro compromisso envolve um encontro com Angela Torres, sócia-fundadora da ANTA Partners e fundadora da Câmara de Comércio Latino-Americana em Singapura (LatAmCham), que dirigiu executivamente durante 12 anos. A conversa aborda relações comerciais, oportunidades internacionais e cooperação entre países.

Experiências para o planejamento municipal

Além das visitas técnicas, a missão busca ampliar o conhecimento dos gestores sobre planejamento urbano, mobilidade, turismo, saúde, educação, desenvolvimento econômico e fortalecimento do ambiente de negócios.

As experiências conhecidas poderão contribuir para o aprimoramento dos Planos de Desenvolvimento Municipal (PDMs), com a identificação de práticas que possam ser adaptadas à realidade de cada cidade.

Para Sonora, a participação da prefeita representa a oportunidade de conhecer modelos internacionais de gestão e buscar referências que possam contribuir para o planejamento das próximas etapas de desenvolvimento do município.

A programação também aborda a valorização das potencialidades locais, a competitividade e a participação das micro e pequenas empresas no crescimento econômico dos territórios.

Comitiva reúne 22 municípios de MS

Além de Sonora, participam da missão representantes de Água Clara, Amambai, Bela Vista, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Itaquiraí, Jaraguari, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Antônio João, Paranhos e Tacuru.

A iniciativa integra as ações do programa Cidade Empreendedora, que busca apoiar os municípios na construção de estratégias para o desenvolvimento econômico e a melhoria do ambiente de negócios.