Pesquisa do Instituto Sonda aponta 77% de aprovação da administração de Clarice em Sonora
Levantamento ouviu 150 moradores entre 29 e 31 de julho e também avaliou a administração do vice-prefeito e integrantes da equipe municipal.

Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Sonda aponta que 77% dos entrevistados aprovam a administração da prefeita Maria Clarice Ewerling, em Sonora. O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de julho e ouviu 150 moradores do município.
De acordo com os dados divulgados, 9% disseram não aprovar a administração, enquanto 14% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi realizada em um período em que o município anunciou um pacote de obras e investimentos estimado em aproximadamente R$ 34 milhões, além de outras ações desenvolvidas pela administração municipal.
Obras e investimentos
Entre as ações citadas pela administração estão obras de pavimentação e drenagem, intervenções em diferentes pontos da cidade, melhorias no Balneário Pôr do Sol, construção de novas praças e outras iniciativas de urbanização.
O município também vem realizando investimentos em máquinas, equipamentos e veículos, utilizando recursos próprios e valores obtidos por meio de parcerias com os governos estadual e federal.
Na área de desenvolvimento econômico, a Prefeitura destaca a implantação e entrega de espaços no Polo Industrial Otto Francisco Ewerling, destinados à instalação e expansão de empresas.
Retomada de projetos habitacionais
Outro ponto destacado pela administração é a retomada de projetos habitacionais no município.
Segundo a Prefeitura, após aproximadamente 12 anos sem novos programas habitacionais, Sonora voltou a desenvolver iniciativas voltadas à ampliação do acesso à moradia e à redução do déficit habitacional.
Entre as ações estão parcerias com o Governo do Estado, por meio do Programa Lote Urbanizado, e com o Governo Federal, através do Minha Casa, Minha Vida.
O município também avançou na aquisição de uma área de aproximadamente quatro hectares, destinada à implantação de novos projetos habitacionais.
Busca por recursos
A administração municipal também destaca a articulação com os governos estadual e federal, deputados estaduais, deputados federais e senadores para buscar recursos destinados a obras, equipamentos, veículos e programas.
Segundo a Prefeitura, o pacote de aproximadamente R$ 34 milhões anunciado em Sonora faz parte desse conjunto de investimentos e se soma a recursos municipais e valores obtidos por meio de parcerias institucionais.
Vice-prefeito tem 71% de aprovação
O levantamento também avaliou a administração do vice-prefeito Jansem Peixoto Barbosa.
Conforme os dados apresentados pelo Instituto Sonda, 71% dos entrevistados aprovaram sua atuação, enquanto os demais entrevistados se distribuíram entre as outras opções de resposta previstas na pesquisa.
A Prefeitura também destaca a relação entre o Executivo e o Legislativo Municipal, com apoio da maioria dos vereadores na aprovação e condução de projetos de interesse do município.
Avaliação da equipe
A pesquisa também avaliou a capacidade técnica das secretárias, o atendimento e a prestação de serviços aos usuários.
Segundo a divulgação da administração municipal, os resultados indicaram avaliação positiva dos integrantes da equipe que ocupam as secretarias.
Metodologia
O levantamento ouviu 150 moradores de Sonora, por meio de ligações telefônicas e formulário online, entre os dias 29 e 31 de julho.
Conforme a metodologia informada pelo Instituto Sonda, a pesquisa possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Os resultados apresentados refletem a opinião dos entrevistados no período em que a pesquisa foi realizada.
