Junho Prata: São Gabriel do Oeste promove conscientização e reforça combate à violência contra a pessoa idosa
Evento reuniu rede de proteção, entidades e comunidade para discutir prevenção, denúncia e garantia de direitos da população idosa.

Com o objetivo de promover o respeito, garantir direitos e fortalecer a proteção às pessoas idosas, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no último dia 23 de junho o evento "Da Invisibilidade à Conscientização: Combatendo a Violência Contra a Pessoa Idosa", em alusão à campanha Junho Prata.
A iniciativa reuniu representantes da rede de proteção e da comunidade na sede da Associação Unidos da Feliz Idade (AUFI), contando também com a participação da Casa de Acolhimento Institucional para Idosos (ILPI) e da Associação Construtores de um Mundo Melhor (ACMM).
Palestra abordou formas de violência e mecanismos de denúncia
A programação teve como destaque a palestra ministrada pela assistente social Kézia Rodrigues Marques, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que abordou os principais tipos de violência praticados contra a pessoa idosa, os sinais de alerta, os mecanismos de denúncia e a importância da atuação integrada entre família, sociedade e poder público na prevenção e no enfrentamento dessas situações.
Durante o encontro, também foi reforçado que o envelhecimento deve ser acompanhado de dignidade, autonomia e respeito, além da necessidade de ampliar a conscientização para que casos de violência física, psicológica, financeira, negligência e abandono sejam identificados e denunciados.
Município reforça compromisso com a proteção da pessoa idosa
O secretário municipal de Assistência Social, Jeferson Masiaga, destacou que a proteção à pessoa idosa é um compromisso permanente do município.
"O Junho Prata nos convida à reflexão, mas, acima de tudo, à ação. Precisamos fortalecer a rede de proteção e conscientizar toda a sociedade de que envelhecer com dignidade é um direito. Nossa missão é desenvolver políticas públicas que garantam acolhimento, respeito e qualidade de vida para as pessoas idosas", afirmou.
O prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Montagna, ressaltou que o cuidado com a população idosa é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.
"Uma cidade que respeita seus idosos demonstra respeito pela sua própria história. Nossa gestão continuará apoiando iniciativas que promovam a valorização da pessoa idosa, combatam qualquer forma de violência e fortaleçam uma cultura de cuidado, inclusão e cidadania", declarou.
Campanha busca ampliar conscientização
A campanha Junho Prata tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do combate à violência contra a pessoa idosa, incentivando a denúncia de qualquer violação de direitos e fortalecendo uma sociedade mais humana, inclusiva e comprometida com o envelhecimento digno.
