anunciante ads patrocinio

Mato Grosso do Sul, 20 de agosto de 2022

Assistência Social realiza formatura de curso de geração de renda em São Gabriel do Oeste

Uma segunda turma terá início no mês agosto.
01/07/2022 às 14:56
da Assessoria
(Divulgação Assessoria da Prefeitura )

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizaram na noite de quinta-feira (30) a solenidade da 1ª Formatura das Oficinas do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) 2022.

O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, com objetivo de prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

O Programa prevê ainda o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O desenvolvimento das Oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, com mais de 220 participantes nos últimos 4 anos, tem o objetivo de apoiar e fortalecer a função protetiva da família, prevenindo a ruptura de laços, vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a direitos, benefícios e serviços socioassistenciais, além de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

A criação de habilidades por meio das capacitações busca a melhora da qualidade de vida, e ainda auxiliando os usuários e usuárias da Política de Assistência Social e seus familiares, na busca por autonomia e profissionalização.

Os Cursos além de capacitar e qualificar para o mercado de trabalho, incentivam a geração de renda e empreendedorismo, a partir da oportunidade de conhecimento de novas técnicas, podendo mudar o perfil afetivo, social e econômico da família. No ano de 2022 foi finalizado a primeira turma, e uma segunda turma terá início no mês agosto. Segundo os técnicos do CRAS esses cursos tem uma alta procura por parte dos usuários do sistema, entretanto as vagas são limitadas e rapidamente preenchidas e mesmo assim, quando se iniciam as oficinas, sempre com a turma completa, devida às dificuldades enfrentadas alguns alunos infelizmente não concluem a qualificação.

A realização dos cursos é possível graças às parcerias com diversas entidades nesse curso a parceria ficou por conta da Juíza de Direito da 1ª Vara, Drª Samantha Ferreira Barione, que doou, os materiais para a oficina de artesanato de Cartonagem, através do extinto Conselho da Comunidade.

Continue lendo