Assistência Social realiza formatura de curso de geração de renda em São Gabriel do Oeste
Uma segunda turma terá início no mês agosto.
da Assessoria

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizaram na noite de quinta-feira (30) a solenidade da 1ª Formatura das Oficinas do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) 2022.
O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, com objetivo de prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
O Programa prevê ainda o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
O desenvolvimento das Oficinas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, com mais de 220 participantes nos últimos 4 anos, tem o objetivo de apoiar e fortalecer a função protetiva da família, prevenindo a ruptura de laços, vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso a direitos, benefícios e serviços socioassistenciais, além de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.
A criação de habilidades por meio das capacitações busca a melhora da qualidade de vida, e ainda auxiliando os usuários e usuárias da Política de Assistência Social e seus familiares, na busca por autonomia e profissionalização.
Os Cursos além de capacitar e qualificar para o mercado de trabalho, incentivam a geração de renda e empreendedorismo, a partir da oportunidade de conhecimento de novas técnicas, podendo mudar o perfil afetivo, social e econômico da família. No ano de 2022 foi finalizado a primeira turma, e uma segunda turma terá início no mês agosto. Segundo os técnicos do CRAS esses cursos tem uma alta procura por parte dos usuários do sistema, entretanto as vagas são limitadas e rapidamente preenchidas e mesmo assim, quando se iniciam as oficinas, sempre com a turma completa, devida às dificuldades enfrentadas alguns alunos infelizmente não concluem a qualificação.
A realização dos cursos é possível graças às parcerias com diversas entidades nesse curso a parceria ficou por conta da Juíza de Direito da 1ª Vara, Drª Samantha Ferreira Barione, que doou, os materiais para a oficina de artesanato de Cartonagem, através do extinto Conselho da Comunidade.