De acordo com Cemtec, tornado foi de fraca intensidade e atingiu área rural de Vicentina. Não houve registros de estragos.
Tornado assusta moradores de Vicentina, em MS. Foto: Redes Sociais
Um tornado que atingiu a região sul de Mato Grosso do Sul neste último domingo (1º) impressionou moradores de Vicentina. Apesar do susto, não houve registro de estragos.
De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado (Cemtec), Franciane Rodrigues, o tornado que atingiu a região é classificado como landspout.
Ela explica que é um tornado que não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede ou a um mesociclone: "Geralmente esse fenômeno natural é como um turbilhão de poeira como é possível ver na imagem".
A coordenadora ainda ressalta que os tornados ocorrem em regiões onde tem possibilidades de tempestades, temporais e chuvas intensas: "São redemoinhos de ventos que giram em torno de centros de baixa pressão em solo e seu deslocamento pode provocar danos a população", explicou.
No caso do tornado de Vicentina, a especialista explica que esse é um tipo de tornado de fraca intensidade: "Esse fenômeno também é de curta duração e geralmente se forma em locais rurais ou áreas abertas", finaliza.