CTG de São Gabriel prepara novidades com coreografo chileno para o Fenart 2017

Jorge (segundo da direita para esquerda), acompanhado do patrão Marcio e coordenadores do CTG.
Imagem: do Idest, JWC

Coreografo conversou com o Idest e contou um pouco do trabalho realizado em São Gabriel e sobre a experiência na cidade.

19/04/2017 às 14:56 | do Idest, JWC

O Centro de Tradições Gaúchas Chama Crioula de São Gabriel do Oeste, participará em julho do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), e prepara novidades para trazer bons resultados para o município, para isso, desenvolve uma parceria com o coreografo chileno Jorge Alcantara.

A parceria iniciou em 2016, quando o CTG representou o município, o Estado e o país, no 26º Festival Internacional de Folclore Latino-americano de Antofagasta, no Chile.

Na noite desta terça-feira (18), o coreografo Jorge, o patrão Marcio Kosloski e coordenadores do CTG concederam uma entrevista ao Idest, onde destacaram o objetivo da parceria, sendo de realizar um trabalho diferenciado com as invernadas que participarão do Fenart, demonstrando a ligação da dança chilena com a gaúcha.

Para a invernada adulta, Jorge trabalha coreografias para entrada e saída do Nacional, já na Mirim o trabalho é motivacional, demonstrando algo diferente, principalmente nos passos.

O coreografo Jorge Alcantara contou que dança desde os sete anos, se tornando professor de dança para jovens em escolas, conheceu vários países como Peru, Bolívia, Argentina e México, sempre disseminando a tradição chilena.

Em São Gabriel do Oeste, Jorge relata que seu trabalho não se encerra agora, ele tem o objetivo de leva-lo adiante, pois é um trabalho inicial e pretende voltar várias vezes para construir uma amizade duradoura.

“As coreografias que estamos trabalhando trata um pouco da parte norte de meu país, é a região mais tradicional de onde vem todas as raízes do folclore chileno, que é muito parecido com a região sul do Brasil”, explicou ao ser questionado sobre as coreografias que está trabalhando com as invernadas do CTG Chama Crioula.

Ao ser questionado sobre o que está achando de São Gabriel do Oeste, Jorge relatou que está gostando muito, cidade tranquila e o clima muito agradável, sobretudo a chuva. “Estou feliz de conhecer a cidade, já havia pesquisado e não vim tão desorientado. Espero voltar, só não fico pois tenho um compromisso no Chile, mas espero voltar logo”, disse o coreografo.

Jorge contou também que sempre teve interesse de conhecer o Pantanal, principalmente por causa da novela “Pantanal”, e ficou muito feliz de parar próximo de onde realmente aconteceu a novela. O patrão do CTG Chama Crioula, Marcio, o levaria para conhecer um pouco do Pantanal nesta quarta-feira (19).

CTG Chama Crioula

O patrão Marcio também falou um pouco sobre o trabalho realizado no CTG e sobre a preparação para a participação no Fenart. A delegação possui em torno de 180 pessoas entre dançarinos, individuais, esporte e suporte para os participantes.

O CTG possui várias modalidades classificadas para o nacional e a preparação está sendo diária. “O CTG está investindo muito na questão de professores qualificados, uma vez por mês vem um professor do Rio Grande do Sul para corrigir as coreografias, acertar alguma coisa que está faltando. Os ensaios acontecem praticamente todos os dias e o trabalho aqui é voluntario”, disse Marcio.

O destaque do patrão do CTG é para o trabalho voluntário dos integrantes, principalmente dos pais dos alunos. “O CTG sobrevive hoje praticamente do trabalho voluntario de todos, principalmente dos pais dos alunos, existe também uma parceria com a Prefeitura, Cooasgo e Aurora”.

Marcio relatou que a expectativa para a participação no Fenart é muito boa. “Hoje a nossa mirim é a atual campeã nacional e com boas chances de ser a primeira mirim a ser bi campeã nacional. Estamos trabalhando forte, nossa adulta, individuais e esportes também tem boas chances. Estamos investindo pesado para conseguirmos trazer títulos e levar o nome de nosso município a nível nacional”, encerrou Márcio Kosloski.

Carregando comentários...
Notícias
Variedade