Sonora: Vacinação contra Sarampo segue até sexta em todos os postos de saúde

Imagem: Divulgação

Podem vacinar todos com idade entre 05 a 19 anos.

12/02/2020 às 09:18 | do Idest, Eder Pereira

A gerência de Saúde de Sonora coloca todos os postos de saúde em mobilização para vacinação contra o Sarampo, que iniciou na segunda-feira (10) e vai até sábado (15). A vacinação é para quem tem entre 05 a 19 anos.

De acordo com a gerência, as equipes estão de plantão para receber a população. No Posto de Saúde Central o atendimento é diferenciado, das 07 às 19 horas de segunda a sexta e no sábado também será aberto no mesmo horário para reforçar a campanha. 

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Quais são os sintomas do sarampo?

Os principais sintomas do sarampo são:

 

·         febre acompanhada de tosse;

·         irritação nos olhos;

·         nariz escorrendo ou entupido;

·         mal-estar intenso;

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Carregando comentários...
Notícias
Saúde