Sonora completa um mês sem novos casos e com todos pacientes curados de Covid-19

Imagem: do Idest, Eder Pereira

13 casos confirmados, 13 curados,10 descartados, 91 altas do isolamento. Um caso suspeito nesta quarta-feira (27).

28/05/2020 às 10:05 | do Idest, Eder Pereira

Nesta sexta-feira (29) Sonora completará um mês da aparição do último caso confirmado de Coronavírus. A cidade teve seu primeiro caso confirmado no dia 06 de abril e o 13º caso no dia 29 do mesmo mês e desde então nenhum outro caso foi confirmado.

Dos 13 casos confirmados positivos, todos já foram considerados pela Gerência de Saúde como curados e já receberam alta do isolamento domiciliar.

Para a cidade é um momento de comemorar, porém, não se pode deixar de continuar a tomar todas as medidas necessárias para a prevenção contra o novo Coronavírus, ainda mais que Sonora fica a 130 quilômetros de Rondonópolis, cidade com alto índice de infestação do Covid-19 do Mato Grosso.

O controle da infestação do vírus veio através de várias medidas adotadas pelo poder público municipal e a conscientização da população. Outro controle importante foi a instalação da barreira sanitária organizada pela Vigilância Sanitária, mesmo tendo algumas falhas no decorrer do trabalho, é considerada bastante eficiente, medindo temperatura e fazendo o controle de entrada e saída de pessoas.

A Câmara de Vereadores aprovou o estado de emergência através de Projeto de Lei e a prefeitura publicou vários decretos municipais, em primeiro estágio, fechando parte do comércio e depois flexibilizando sua abertura conforme os casos foram sendo controlados e curados. O PL e os decretos ainda se encontram vigentes e a população precisa respeitar suas determinações, com possível punição caso não obedeçam.

O Ministério Público Estadual da Comarca de Sonora, através do Promotor de Justiça, Adriano Barrozo, fez várias recomendações e acompanha com sua equipe as ações e o monitoramento das ações de combate ao Covid-19 na cidade.

Informativo Gerência de Saúde de Sonora de 27 de maio de 2020

  • Casos confirmados (13);
  • Casos curados (13);
  • Casos descartados (10) - Suspeitos que foram submetidos ao teste;
  • Síndromes gripais (08) - Em acompanhamento;
  • Alta do isolamento (91) -Que saíram da cidade, suspeitos, síndromes gripais ou que receberam pessoas de fora;
  • Óbitos (00).
Carregando comentários...
Notícias
Saúde