São Gabriel do Oeste é escolhida para receber projeto de Expedição Cirúrgica da USP

Município receberá equipe da Universidade de São Paulo, no mês de julho, para realização de cirurgias ginecológicas, hernias, vesículas, entre outras.

11/03/2019 às 10:43 | do Idest, JWC

São Gabriel do Oeste foi escolhida entre as cidades do Brasil para sediar o projeto de Expedição Cirúrgica da Universidade de São Paulo (USP) 2019. Neste último fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu membros da equipe técnica do projeto para análise de estrutura e repasse de informações sobre a expedição, que deve ocorrer no início de julho.

De acordo com informações da Prefeitura, a equipe conta com uma estrutura de aproximadamente 60 profissionais externos, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamentos modernos para realização de cirurgias ginecológicas, hernias, vesículas, entre outras.

Segundo a secretária de Saúde do município, Michele Paupério, será feita uma triagem dos pacientes que estão na fila de espera destes procedimentos e a expedição só termina com a alta de todos os pacientes operados.

EXPEDIÇÃO CIRÚRGICA

O projeto idealizado pela USP tem objetivo de atender um dos mais graves problemas de saúde do país, que é a concentração de médicos na região Sudeste, em detrimento de outras localidades brasileiras que enfrentam dificuldades para contratar cirurgiões especializados. 

Diante, desse cenário, a equipe busca atender às demandas de municipios por meio de parcerias com o poder público local. O diferencial é levar estudantes do curso de Medicina que são selecionados para participar de todas as etapas da expedição, contribuindo para o aprendizado na profissão em diferentes cenários. 

Carregando comentários...
Notícias
Saúde