Prefeitura de São Gabriel do Oeste promove Semana do Bebê de 9 a 13 de setembro

Imagem:

Na programação, serão realizadas várias ações relacionadas ao cuidado com a primeira infância, desde palestras a entrega da chave da cidade ao “bebê prefeito”.

07/09/2019 às 07:35 | da Assessoria

Bebê Prefeito 2018 - Lucas Daniel. Foto: Assessoria Prefeitura

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social, estará promovendo, entre os dias 9 e 13 de setembro, a Semana do Bebê. Na programação, serão realizadas várias ações relacionadas ao cuidado com a primeira infância, desde palestras a entrega da chave da cidade ao “bebê prefeito”.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Selo Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade e é uma ação que vem contribuindo para a garantia da aprendizagem e crescimento em relação à primeira infância. De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, a ação faz parte do Programa Criança Feliz do Governo Federal. “O Criança Feliz trabalha com a promoção do desenvolvimento integral de criança, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida, não só dos pequenos, mas das famílias também”, disse a secretária.

Rosane ainda explicou que as ações deste programa serão intensificadas na próxima semana, onde estão previstas diversas atividades em promoção da saúde e bem-estar da criança, além da integração familiar ao processo de cuidar. “O nosso maior objetivo é sensibilizar sobre a importância das relações, da convivência e do direito ao carinho e afeto que cada criança tem. Queremos estreitar o laço da maternidade, dar passos em conjunto com as novas mamães para a vida familiar com seus filhos”, comentou.

“Entre as atividades propostas para a próxima semana, está a escolha do nosso bebê prefeito. A primeira criança que nascer de parto natural após o dia 9, ganhará um kit maternidade e o reconhecimento com a entrega da chave da cidade e do diploma com o título. O gesto simbólico serve para reforçar ainda mais a importância do cuidado na gestação, da geração de afetos e da construção de vínculos familiares”, concluiu a secretária.

Confira a programação completa da Semana do Bebê:

 

Dia 9 de setembro (segunda-feira):

 

  • Abertura da programação na Assistência Social e suas redes

 

 Dia 10 de setembro (terça-feira):

 

  • 16h na APAE
  • Roda de conversa: Meu bebê é diferente e agora? Como lidar com as diferenças e transtornos na primeira infância

 

  • 14h30 na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo
  • Exibição do filme: O começo da Vida – episódio 1: o bebê extraordinário. Para gestantes e mamães.

 

Dia 11 de setembro (quarta-feira) 

  • 9h no CRAS

Encerramento do Projeto Gestação Saudável 

  • 15h no Auditório da Prefeitura

Palestra: Maternidade e Dignidade Feminina - ser mulher e mãe

 

Dia 12 de setembro (quinta-feira) 

  • 15h no Parque Ecológico
  • Piquenique com mamães e crianças de 0 a 2 anos: Oficina para formação de vínculo com o bebê, atividades lúdicas

 

Dia 13 de setembro (sexta-feira) 

  • 13h30 (sem local definido)
  • Oficina de culinária para mamães: alimentação saudável, aproveitamento de alimentos 

 

Durante a semana serão realizadas ainda ações orientativas e informativas nas salas de espera da Casa Rosa e unidades de saúde, além de uma mobilização para reforçar as práticas já adotadas no Programa Criança Feliz com as mulheres que participam do projeto. As chaves e o diploma do bebê prefeito serão entregues após o nascimento da criança.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde