Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de São Gabriel realizará Dia D de Prevenção ao Câncer

Imagem:

A Campanha, que dura o mês inteiro em todas as unidades de saúde do município, vem para reforçar a importância do exame preventivo na saúde da mulher.

09/10/2018 às 10:21 | da Assessoria

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizará no dia 27 de outubro o Dia D de Prevenção ao Câncer em São Gabriel do Oeste. A ação acontece em alusão a Campanha Outubro Rosa, promovida anualmente e que é dirigida à sociedade a às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e demais cânceres.

A Campanha, que dura o mês inteiro em todas as unidades de saúde do município, vem para reforçar a importância do exame preventivo na saúde da mulher. No Dia D, haverá a presença de profissionais orientando sobre diversos temas relacionados a saúde e o autoexame de mama. Também serão realizados testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial e o mais importante, o teste de papanicolau que detecta doenças como o HPV, câncer de colo de útero e diversas DST.

A ação do dia 28 contará ainda com atividades de beleza, onde as mulheres participarão de sessões de maquiagem, com objetivo de elevar e melhorar a autoestima feminina. “Todos os anos preparamos com muito carinho esse evento. Outubro é um mês muito importante para a prevenção do câncer e o principal alerta é para a conscientização e a necessidade de mantermos nossos exames em dia. Toda mulher na faixa etária preconizada deve regularmente fazer seu preventivo pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura”, comentou a secretária de Saúde, Michele Paupério.  

A rede municipal de Saúde garante o exame preventivo do colo de útero durante todo o ano para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual. O agendamento pode ser realizado em todas as unidades de saúde da cidade. O município também garante a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde