Campanha de vacinação antirrábica deve atingir 5.200 animais em São Gabriel

Imagem: Reprodução Internet

O Dia D acontecerá no próximo sábado (15), das 08 às 17 horas.

13/09/2018 às 12:38 | da Redação

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da equipe de controle de vetores e zoonozes, está preparando o dia D de vacinação antirrábica de cães e gatos, o objetivo é vacinar em torno de 5.200 animais.

O Dia D acontecerá no próximo sábado (15), das 08 às 17 horas nas unidades de saúde da família do Redondo, Correios, Milani, Jardim Gramado, Fênix, Primo Maffissoni, Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini e Armelindo Tonon. A campanha tem como público alvo cães e gatos acima de três meses de idade.

Campanha

A Campanha de Vacinação Antirrábica de São Gabriel do Oeste começou no dia 20 de agosto, na zona rural. O setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal percorreu os assentamentos e o distrito do Areado.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda que atinge homens e animais. É causada por um vírus que se multiplica pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central.

A raiva não tem cura. Trata-se de um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A forma mais comum de transmissão é o contato direto da saliva, contendo o vírus rábico, com mucosas ou pele machucada através de lambidas ou mordidas.

A transmissão também pode ocorrer por arranhões, pois as salivações intensas dos animais doentes contaminam as patas. A principal fonte de infecção é o cachorro (quase 85% dos casos), seguido do gato.

Carregando comentários...
Notícias
Saúde