Campanha de prevenção ao câncer de colo de útero acontece neste sábado em São Gabriel

Para ser atendida, a mulher deve procurar sua unidade de saúde portando seus documentos pessoais. Já para realizar o exame, a mesma não pode estar menstruada.

06/11/2019 às 15:15 | da Assessoria

A segunda etapa da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero de 2019, acontecerá neste sábado (09), em todas as unidades de saúde de São Gabriel do Gabriel do Oeste. O início será às 08 horas, com encerramento previsto para às 16 horas.

Durante a campanha serão realizados também testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C para homens e mulheres, além de orientações sobre o autoexame das mamas e a importância do papanicolau. Para ser atendida, a mulher deve procurar sua unidade de saúde portando seus documentos pessoais. Já para realizar o exame, a mesma não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, não usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal 48 horas antes da coleta.

As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. Sua prevenção primária está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV). A transmissão do HPV acontece, principalmente, por via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na atualidade.

É recomendável que mulheres de até 65 anos façam o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. Os exames preventivos estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde e podem ser feitos durante todo o ano em qualquer unidade de saúde com agendamento prévio. O diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz trazendo maiores chances de cura.

Serviço

  • Campanha de Preventivo do Câncer do Colo de Útero
  • Data: 9 de novembro
  • Horário: das 8h às 16h
  • Local: em todas as unidades de saúde
Carregando comentários...
Notícias
Saúde